A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alerj) fará uma reunião nesta quarta-feira (24/03) para discutir o tema “Dia Mundial de combate à Tuberculose”. O encontro será, às 10h, via plataformas digitais. A deputada Martha Rocha (PDT), presidente da comissão, disse que o Rio tem uma Política Estadual de Controle e Eliminação da Tuberculose, lei de sua autoria, que precisa ser regulamentada pelo governo do estado.
“Entre as metas, estão a detecção anual de pelo menos 90% dos casos estimados, o tratamento de todos os casos diagnosticados e a cura de, pelo menos, 85% deles. O estado do Rio é o primeiro no país em mortes e em casos de tuberculose multirresistente. A erradicação da doença tem que ser uma prioridade”, alertou a deputada.
Na última quinta-feira (18), a Alerj reuniu secretários municipais de saúde, parlamentares e integrantes da Secretaria estadual de Saúde (SES) para debater o Plano de Enfrentamento à Tuberculose no Estado. Segundo a SES, os dados mais recentes indicam que a taxa de incidência da tuberculose no estado é de 73 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto no país são 35 a cada 100 mil. Já a taxa de mortalidade pela doença é de quatro por 100 mil habitantes. A cidade do Rio de Janeiro concentra mais da metade dos casos da doença. |