Água é indispensável à vida e à saúde vocal
Água é indispensável à vida. Ela compõe até 60% do corpo do homem e 50% do corpo da mulher, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos. Uma pessoa normal pode perder cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar.
Muitas pesquisas na área da ciência da voz demonstram que um tratamento vocal integrado para o profissional da voz deve incluir impreterivelmente o cuidado com a saúde vocal.
Segundo a fonoaudióloga Cristiane Magacho, “a mucosa que reveste as pregas vocais deve permanecer hidratada, a fim de que possa vibrar de maneira adequada, e para que o indivíduo tenha maior flexibilidade vocal. Isso é conseguido através da hidratação direta, por meio de nebulização com soro fisiológico, que não tem contra-indicação”.
Há também a hidratação sistêmica ou indireta, que consiste em ingerir no mínimo 8 copos de água ao longo do dia, em pequenos goles, principalmente antes, durante e depois do uso profissional da voz, para que todo o organismo fique hidratado. Um dos pré requisitos importantes para a alta performance muscular é a ingestão hídrica.
Quem acha que tem dificuldade em beber água, aqui vão três dicas: baixe algum aplicativo no celular para lembrar da ingestão de água. Outra dica importante é saborizá-la. Coloque algumas rodelas de limão ou fatias de maçã na jarra com água e coloque na geladeira. E a última dica, e não menos importante, é andar sempre com uma garrafinha de água na bolsa. Assim, terá sempre oportunidade de se hidratar ao longo do dia.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.