Casa do Empreendedor ajuda microempresários de Niterói durante Pandemia

O prefeito, Rodigo Neves, apertando a mão do coordenador, Luiz Thomaz, na presença do secretário, Luiz Paulino Moreira Leite.



Abrir um pequeno negócio, ou o seu primeiro empreendimento próprio deixou de ser algo complicado em Niterói desde a criação da Casa do Empreendedor, em 2016. Mesmo durante os dias difíceis da pandemia do coronavírus, o serviço continuou funcionando a todo vapor. Para garantir que os microempreendedores individuais (MEI) tivessem acesso aos serviços e dar a chance a quem ainda não era um pequeno empresário para se cadastrar e ter a oportunidade de emitir notas fiscais, a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedem) implantou o sistema de atendimento remoto feito por e-mail ou através de atendimento personalizado pelo whatsapp. Os serviços oferecidos foram de dúvidas, orientações, e de pedido de entrada de alvará.

Entre os meses de janeiro e novembro de 2020, foram 7.465 novos microempreendedores individuais formalizados em Niterói. No mesmo período do ano passado, foram 6.052 novas formalizações de MEIs, um aumento de 23,35% em 2020.

Em novembro de 2020 foram emitidas 473 novas inscrições municipais no município de Niterói através da Casa do Empreendedor, um aumento de 113% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A Casa do Empreendedor oferece serviço de apoio e orientação voltado para o microempreendedor individual, como a abertura de cadastro dos MEIs; alteração de dados cadastrais; viabilidade de local; alvarás; nota fiscal eletrônica; declaração de faturamento; parcelamento; impressão das guias de DAS. No mesmo dia da regularização, graças ao Alvará Fácil, o microempreendedor pode emitir nota fiscal.

Na Casa do Empreendedor, criada através da Lei 237/2015, sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves no final de 2015, foram criadas condições para ações de apoio ao desenvolvimento desses empreendedores e auxílio na liberação de microcrédito.

“Niterói hoje tem uma visão de gestão do poder público graças ao trabalho realizado mesmo durante este difícil período de pandemia. Antes eram preciso meses para resolver essas questões. Atualmente, é possível atender às solicitações dos empresários e microempresários em poucos dias. Isso é muito importante para o crescimento da cidade, principalmente nestes momentos difíceis de crise no país e no estado. Neste cenário, é preciso estimular a criação de novas empresas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.

Segundo o secretário, a criação da Casa do Empreendedor é mais uma prova de que Niterói é um município que avança na contramão da crise vivida em boa parte dos municípios do país, e busca cada vez mais o incentivo para o crescimento econômico.

O contato com a Casa do Empreendedor pode ser feito através do email: casadoempreendedor@seden.niteroi.rj.gov.br ou através do número de WhatsApp (21) 99384-4340. A Casa fica na Avenida Visconde do Rio Branco 360, Bay Market. O telefone é 2705-1677.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *