O Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (HUVET- UFF) retomou suas atividades em outubro desse ano, realizando mudanças nas rotinas de atendimento de forma a se adaptar às necessidades do momento. Uma das medidas adotadas foi a realização de consultas entre 8 e 12h, com hora marcada, por meio do telefone (21) 97202-0782, sendo permitida somente a entrada de um responsável por animal, portando máscara e sem sintomas de COVID-19. O hospital oferece atualmente atendimentos nas seguintes especialidades: nefrologia, cardiologia, endocrinologia, nutrição, ortopedia, homeopatia, oftalmologia e acupuntura.
De acordo com o chefe do HUVET Fábio Ascoli, “atualmente o Hospital Veterinário possui equipe qualificada nos diversos setores: clínica, imagem, patologia clínica, cirurgia, anestesia, anatomia patológica e animais selvagens. Em todos estes setores atuam professores, técnicos e residentes. Os clientes procuram o hospital pela excelência e pelo preço mais acessível. Possuímos equipamentos de última geração em todos os serviços. Também trabalhamos em parceria com professores da Engenharia de Produção faz quatro anos para melhorar o fluxo dos clientes e a eficácia no atendimento. Vale ressaltar que o HUVET é um hospital escola e tem papel fundamental da formação dos alunos de graduação e pós-graduação”, ressalta.
A Faculdade de Medicina Veterinária, que oferece suporte às atividades desenvolvidas no HUVET de clínica e cirurgia de animais, também desenvolve outras ações, por meios de projetos de pesquisa e de extensão, que englobam a saúde animal, do ambiente e do homem, denominada “saúde única”. Sua atuação é fundamental no controle e prevenção de muitas doenças associadas ao homem que tem envolvimento de animais no seu ciclo epidemiológico, como é o caso da COVID-19.
Dentre os muitos projetos na área desenvolvidos no Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública, destaca-se o Laboratório de apoio diagnóstico em doenças parasitárias, que atende ao HUVET e atua prestando serviço de diagnóstico parasitológico à comunidade. Com a coordenação dos professores Claudio Alessandro Massamitsu Sakamoto e Luciano Antunes Barros, o projeto de extensão tem como objetivo o correto diagnóstico das parasitoses, para que sejam adotadas medidas de tratamento e controle adequadas, assim como o acompanhamento de análises laboratoriais. O diagnóstico de zoonoses parasitárias e o fornecimento de dados epidemiológicos para controle populacional também são objetivos do projeto.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.