13° NITERÓI EM CENA – MOSTRA NACIONAL DE TEATRO

17 a 23 de dezembro de 2020

 

 De 17 a 23 de dezembro de 2020, a cidade de Niterói receberá o “13º Niterói em Cena – Mostra Nacional de Teatro” que, este ano, devido à pandemia, consistirá em uma edição especial com peças online de todo o Brasil, além de apresentações presenciais no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Esta edição homenageia à atriz, diretora e professora Erika Ferreira, artista de grande importância para a cidade e para o festival, vitimada pela COVID-19, em março deste ano.

 

Serão três mostras de espetáculo (Mostra Teatro em Casa, Mostra Niterói e Mostra Palco), além de debates, após as peças, e uma mesa de conversa.

 

A ‘Mostra Teatro em Casa’ contara com apresentações de oito peças online, exibidas ao vivo através do canal do Youtube do Niterói em Cena e na plataforma Zoom para aqueles que quiserem participar dos debates após os espetáculos.  Na ‘Mostra Niterói’, serão quatro peças de diferentes grupos teatrais da cidade, gravadas no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, disponibilizadas ao público nas redes sociais e site do Festival. Já a ‘Mostra Palco’ acompanhará o processo de retomada do teatro, com dois espetáculos presenciais no Teatro Popular Oscar Niemeyer, nos dias 22 e 23 de dezembro. O Teatro terá a sua capacidade reduzida, seguindo todos os protocolos de segurança,  e os ingressos poderão ser comprados somente online, por meio do site de vendas da Sympla.

Finalmente, a mesa de conversa promoverá uma reflexão acerca da relevância do Teatro Experimental do Negro, com a mediação do Agitador Cultural e Professor João Luiz de Souza (João do Corujão), além da presença ilustre da Professora e Antropóloga Elisa Larkin e da atriz e ativista Ilea Ferraz. 

 

Neste ano, apesar da situação de pandemia e do prazo curto de apenas uma semana para inscrições, o Niterói em Cena recebeu 266 projetos de inúmeras cidades brasileiras e do exterior. Trata-se de um sopro de esperança e alívio diante da reconfortante evidência de que a Arte Teatral sempre se reinventa e sobrevive, ainda que em cenários desafiadores.

 

Criado em 2008 pelo produtor cultural Fabio Fortes, o tradicional Niterói em Cena já reuniu inúmeros artistas e grupos de todo o país, apresentando sempre um importante panorama teatral. Desta vez, não será diferente e Niterói se tornará a capital nacional do teatro entre os dias 17 e 23 de dezembro. Peças, debates e rodas de conversa, em uma programação inteiramente gratuita.

 

As peças que não têm a classificação indicativa assinalada são livres. Para assistir às atividades por zoom, basta entrar no site e fazer a inscrição. Programação completa em www.niteroiemcena.com.br.

 

SERVIÇO:

 

13º Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro

De 17 a 23 de dezembro de 2020

Horários: cada atração tem um horário (consultar programação geral)

Local: Plataformas virtuais e Teatro Popular Oscar Niemeyer

Evento gratuito

PROGRAMAÇÃO

 

– Data: 17 de dezembro, quinta-feira

Abertura do 13º Niterói em Cena – via Zoom

Horário: das 20h às 22h

 

 

– Data: 18 de dezembro, sexta-feira

Horários:

10h – Mostra Niterói – O Edredom (Coletivo Macacos Alados – Niterói/RJ) – Canal do Niterói em Cena no YouTube, link disponível no site www.niteroiemcena.com.br

Sinopse: uma criança apaixonada pelo fundo do mar, cansada de não saber se é menina ou moleque, decide virar peixe. Após perceber que seu desejo não se tornará realidade, decide se abrigar embaixo de um edredom.

Duração: 45 minutos

20h – Mostra Teatro em Casa – Onde estão as mãos, esta noite (Karen Coelho – Rio de Janeiro/RJ) – via Zoom

 

Sinopse: uma peça de quarentena criada e produzida com o isolamento social como condição e tema de trabalho. Sem margear cura alguma para as dores imediatas do mundo, ‘Onde estão as mãos, esta noite’ pousa no absoluto presente, naquilo que continua ao alcance: o poder da fabulação do mundo. A família, os amigos, os vizinhos de uma mulher em quarentena, personagens tão imaginados quanto uma plateia no mundo digital, confirmam apenas que as pessoas seguem provisoriamente vivos e parte indissociável de um todo.

Duração: 35 minutos

 

22h30 – Mostra Teatro em Casa – Caio F. em casa (ATeliê voadOR Companhia de Teatro – Salvador/BA) – via Zoom

Sinopse: versão intimista baseada no espetáculo solo de Duda Woyda, “O outro lado de todas as coisas”, com direção de Marcus Lobo e Rafael Medrado, que foi realizado durante os anos de 2016 a 2019 em Salvador e por festivais brasileiros.

Uma obra inquieta, que seduz e questiona, assim como a literatura de Caio F. São depoimentos e conversas para além das janelas de casa, um bate papo, um desabafo.

Duração: 35 a 40 minutos

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *