Flisgo 2020: evento virtual contou com mais de 200 escritores.

Em um momento tão difícil, como tem sido o ano de 2020, onde toda a população mundial enfrenta crises econômicas e sanitárias sem precedentes, buscamos, com inovação e criatividade, ainda que sem nenhum apoio governamental ou privado, realizar, do dia 20 a 23 de novembro, a 2ª Edição do Festival Literário de São Gonçalo – FLISGO. O evento contou com a participação de mais de 200 escritores nacionais, residentes dentro e fora do Brasil. Além da apresentação de mais de 100 profissionais das artes, como músicos, artistas plásticos, atores etc.

Ao contabilizar os números do evento, que aconteceu totalmente em ambiente virtual, observamos o impacto que iniciativas como o Flisgo promovem no cenário cultural nacional. Além disso, o festival inovou, como o primeiro evento literário online que apresentou uma página de e-commerce completamente voltada para a venda de livros dos participantes do evento. Em parceria com a Milanesa Store, o Flisgo disponibilizou, durante todo o mês de novembro, os lançamentos que aconteceram no evento, além de apresentar diversos títulos em formato físico e ebook dos autores participantes.

Dentro do contexto mundial atual, as narrativas do Flisgo foram norteadas pelo tema: DESAFIOS E ALTERNATIVAS. A proposta foi entender e discutir, cada um em sua linguagem artística, os desafios que se apresentam. Além de buscar, de forma coletiva, soluções (alternativas) para o Fazer Arte e Cultura, descentralizando, desmarginalizando e potencializando ações efetivas.

O FLISGO nos propiciou, ainda, conhecer os talentos nacionais – artistas, fazedores de cultura e pensadores, e contemplar a qualidade das plateias ávidas por políticas públicas de desenvolvimento da arte e da cultura brasileira.

Flisgo em Números:

+ de 50h de ações efetivas de arte e cultural.

+ 4 saraus da região

+ 1 sarau estadual/SP

+ 1 sarau Internacional/ POR

+ de 35 painéis literários

+ 4 mostras de artes

+ de 60 Lançamentos de livros

+ de 6 países presentes no Festival

+ de 300 Fazedores de Arte e Cultura participando diretamente do Festival: nos painéis, mostras, saraus e lançamentos.

+ notícias nos principais jornais locais e estaduais, assim como blogs, revistas digitais e sites do Brasil e do mundo.

+ Protagonismo do povo brasileiro: povo preto.

+ Espaço para discussão para pautas das minorias sociais: Quilombolas, Povos Originários, Comunidade LGBTQIA+, Arte periférica e descentralizada.

A mente do Alberto Rodrigues, criador do Flisgo não por aí! A agenda de 2021 do Flisgo está recheada de novidades: Em janeiro Alberto planeja apresentar a1a edição do Flisgo Literaturas Pretas, em março acontecerá a 1a edição do FLISGO Mulher, além disso, ele colocará em prática seu projeto mais especial, a Flisgoteca, que levará literatura a salas de leitura das comunidades cariocas.


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *