H Hotel disponibiliza bicicletas elétricas para uso dos hóspedes

 

Objetivo é fomentar a cultura da mobilidade e do desenvolvimento sustentável

Visando promover uma experiência completa para os hóspedes, o H Niterói Hotel, na Região Metropolitana no Rio de Janeiro, vai disponibilizar bicicletas elétricas para uso na orla da cidade. Segundo Rodrigo Alvite, CEO do hotel e presidente do Polo Hoteleiro de Niterói, as bicicletas elétricas são uma opção para as pessoas que gostam de pedalar, colaborar para uma prática sustentável, conhecer pontos turísticos da cidade e desenvolver a qualidade de vida. “A grande vantagem é terem uma bicicleta de qualidade disponível, a qual os hóspedes poderão pegar em frente ao hotel e terão todo um monitoramento ao longo do percurso que fizerem. É algo super cômodo, prático e barato”, ressalta, acrescentando que, em breve, a ideia do hotel é disponibilizar carros elétricos também.

As bicicletas poderão ser solicitadas pelos hóspedes por meio de um aplicativo, sem custo adicional, todos os dias, de 7h às 18h. A velocidade poderá ser configurada através do aplicativo, sendo sugerida a limitação de 25km/h para minimizar a possibilidade e ainda a gravidade de um eventual acidente, conforme recomendações nacionais e internacionais. De toda forma, é possível liberar a velocidade máxima do veículo para 30km/h. O peso máximo do usuário é de 120kg, sendo possível carregar usuários mais pesados, desde que atendidos todos os critérios e periodicidades de manutenção preventiva.

Funcionamento da bicicleta elétrica

O princípio de funcionamento de uma bicicleta elétrica é muito similar ao de uma bicicleta comum. Destaca-se, como principal diferencial, o fato da força motriz não vir somente da energia cinética transferida pelo movimento das pernas durante a pedalada, mas também do motor elétrico acoplado a roda traseira do veículo. Neste caso, como não é necessária uma amplitude de movimento que favoreça a biomecânica da bicicleta, é possível ter bom desempenho com aros menores, ganhando em praticidade e portabilidade sem abrir mão do conforto e segurança.

Em relação à autonomia do veículo, variáveis como peso do usuário, pressão dos pneus e grau de inclinação variam muito a expectativa. De toda forma, utilizando a bicicleta no modo scooter, sem pedalar nenhuma vez, com um usuário na faixa de 90kg, com trechos de aclive médio, espera-sse uma autonomia entre 35 e 50km. Se for configurado para que o usuário pedale de forma extremamente leve com assistência máxima, já é possível atingir uma autonomia de 40 a 60km com uma única recarga, e, configurando em assistência intermediária, é possível atingir uma autonomia de 80 a 100km com uma única recarga com um exercício físico moderado.

A fonte de carga do veículo é do tipo chaveada, com range de tensão e frequência para uso em qualquer lugar do mundo. A corrente de carga máxima da fonte é de 1,5A, sendo as bicicletas equipadas com uma bateria especial, tornando possível utilizar um segundo carregador e reabastecê-las com uma corrente de até 3A, atingida o estado de 100% de carga na metade do tempo (estimado em 8h no modo normal e 4h no fast charge). Caso a bateria acabe no meio do trajeto, o usuário poderá ainda fazer uso do pedal da bicicleta, mas ciente de que a relação de catracas é fixa e resultará em uma pedalada leve, mas que desenvolverá pouca velocidade (similar a uma bicicleta com marchas, com relação de catracas leve).

 


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