O grupo Candongueiro faz live hoje, às 19 horas, no Projeto Clássicos da Samba, do Theatro Municipal de Niterói. O público poderá acompanhar a apresentação através do facebook do Theatro Municipal.
A roda nasceu no quintal de casa apenas para amigos, se tornou sucesso estrondoso ao longo dos anos e, quinzenalmente, atraía centenas de pessoas a Niterói. Além de contar com músicos extremamente virtuosos, possui um público cativo, que teve a sorte de acompanhar participações memoráveis de baluartes do samba como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Wilson Moreira e Nei Lopes, entre outros.
Com repertório exclusivo de Samba de Raiz, o grupo é reconhecido por sua fidelidade ao estilo e pela consistência musical, versatilidade e energia percussiva, em sambas cantados ininterruptamente em coro e batidos na palma da mão, como os antigos faziam. É composto por músicos reconhecidos no cenário carioca, como Cremilson “Bico Doce” (cavaquinho e voz), Daniel Scisinio (cavaquinho e voz), Dinho Rosa (percussão), Ilton do Candongueiro (percussão), Iracema Monteiro (voz), Ivan Mendes (sopro e percussão), Marcos Basilio (percussão), (Raphael Lagoas (percussão), Serginho Procópio (cavaquinho e voz) e Wander Fontana (violão).
História de Clássicos
A tradição da roda de samba do Candongueiro está diretamente ligada à estreita relação com a Portela. Regularmente, a Velha Guarda da escola de Oswaldo Cruz se apresentava na última roda de samba do ano em Niterói, com garantia de casa lotada. Além dos bambas portelenses, a roda sempre recebeu sambistas históricos, a nova geração e os interessados pelo gênero, todos com algo em comum: a paixão pelo samba de raiz.
A tradicional roda de samba do Candongueiro e sua história é referência da cultura popular brasileira e, no ano de 2019, foi tombada como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói. Criado há quase 30 anos, o Candongueiro e sua Roda de Samba mantêm viva a intenção de proporcionar esta troca de energia para saciar os antigos e conquistar novos admiradores.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.