Como evitar a obesidade infantil durante a pandemia? A nutricionista Dra. Izabela Freitas faz alerta e dá dicas! 

Izabela Freitas também oferece atendimentos para uma nutrição sadia virtualmente.

 

É preciso prestar atenção na alimentação dos filhos e netos em casa, antes do retorno às escolas e a uma vida mais próxima do normal. Um dos grandes perigos para as crianças e adolescentes são os descuidos alimentares que podem alavancar a obesidade infantil, causada por hábitos alimentares inadequados.

Um estudo elaborado pela Obesity Society (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/oby.22861) observou 41 crianças na região de Verona, na Itália, por um mês, durante o lockdown. Apesar do aumento do consumo de frutas, as batatas, carne vermelha e açúcares tiveram mais ingesta da criançada. Isso, aliado à queda da prática de exercícios. Também notou-se a diminuição do período de sono.

“Recentemente atendi uma adolescente que pediu muito a mãe agendar uma consulta comigo para regular a rotina nutricional dela, pois com a quarentena mudou todo o seu hábito, treinamento e alimentação. As crianças e adolescentes precisam ter um controle alimentar, optando por alimentos saudáveis que sejam saborosos e atrativos para que essa rotina em casa se torne mais produtiva e leve”, explica  Dra. Izabela Freitas, nutricionista formada há 14 anos, que atende no Rio de Janeiro em consultórios em Botafogo e na E-Clinic, na Barra da Tijuca, além de fazer atendimentos via internet.

“Pelo que tenho conversado e visto nesse período diferente que vivemos, os pais, para distrair as crianças e adolescentes, têm feito guloseimas em casa como brigadeiros, cachorro-quente, batata frita, bolo, refrigerante, suco artificial (mais fácil do que fazer os sucos naturais, que são menos calóricos). Ou seja, os pais, muitas vezes, estão favorecendo a má alimentação dos próprios filhos sem se darem conta que isso está acontecendo. Com a rotina difícil em casa, com trabalho home office, o cuidado do lar, das crianças e ainda organizar as refeições, os industrializados acabam se tornam mais cômodos aos pais”, também comenta.

A Dra. Izabela alerta  que é preciso lembrar que essa fase em que muito se é permitido, pode –se ter resultados de uma alimentação descontrolada, que cria transtorno não só quando pequenos, mas na fase adulta, diminuindo a qualidade de vida e possibilitando a maior abertura para doenças.

 

Para contactá-la, acesse a página @izanutriesportiva, no Instagram

 

Dra. Izabela disponibilizou uma opção de cardápio saudável para a criançada e os adolescentes nesse período de isolamento social:

Café da Manhã

 

Vitamina de frutas, Suco naturais, pão integral com ovo e queijo ou panqueca de banana: (1 banana amassada com 1 ovo e cacau em pó – leve a frigideira em fogo baixo) ou tapioca de queijo.

 

Lanche da Manhã

Fruta ou iogurte

Almoço e Jantar

Arroz integral com feijão, legumes e salada. Proteína: cogumelos, ovos, peixe, carne e frango.

 

Lanche da Tarde

 

Fruta ou suco de fruta ou iogurte / sanduíche de atum ou frango ou ovo ou carne moída.
Faça sacolé de frutas.
Hambúrguer saudável.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *