D. Carmem e a neta Nicole – um amor digno de admiração, com ricas passagens culturais.
Tá chegando a hora de conhecer o resultado do consurso de talentos de vovós e vovôs que a Casa Lisaura Ruas está promovendo em virtude do Dia dos Avós, que é comemorado no dia 26 de julho, quando, também, será revelado o nome do vencedor. Até agora, tudo indica que Carmem Sylvia Seoane, professora, mestra em História pela UFF, 80 anos, inscrita de surpresa pela neta, Nicole Rédua Seoane, vai ganhar. Sua comovente participação tem mobilizado as redes sociais, chegando ao dobro dos cliques dos outros participantes. Ainda dá tempo de votar! Abaixo da matéria, segue o link com vídeo para o público deixar o like.
Carmem tocou despretensiosamente para a neta a musica italiana, “Torna Surriento”, composta em Nápole, em 1902, por Ernesto e Giambattista De Curtis, gravada por vários intérpretes, como Luciano Pavarotti, Mário Lanza, Plácido Domingo, José Carreras e que também serviu de base para a versão americana de “Surrender”, de Elvis Presley, em 1961. Parece que a performance, aliada a escolha da canção, agradou em cheio. Neta, que não pensou duas vezes antes de inscrever a avó no concurso, após saber sobre o certame no Blog Gabriela Nasser Comunica, já contabiliza mais de 500 cliques em favor de sua avó, que é descendente de italianos, mas se diz bem brasileira, tendo passado pela Itália há 50 anos, em viagem. Se sente feliz com o relacionamento com o instrumento que chama de companheiro. “O piano sempre foi uma alegria e um ponto de realização”, revela a candidata.
Vale destacar que Carmen Sylvia Seoane, professora aposentada há 25 anos, é autora de relevante trabalho de conclusão de mestrado em História, na UFF, intitulado “Aquarelas do Brasil”. Neste, reúne grande acervo de aquarelas com o tema Brasil, com marcante registro da obra de Rugendas e Debret, que foram os primeiros a utilizarem esta técnica no país, em 1810 aproximadamente, dando início a uma geração de aquarelistas. Na introdução do TCC, fez dedicatória que revela sua grande realização como mãe. Coincidentemente, é sogra de uma artista plástica que também pinta aquarelas, Martha Ditz, e, seguindo o mesmo estilo, a neta Nicole, de 19 anos, se aventura igualmente neste gênero de pintura.
Quando reabrir, após o isolamento social, a Casa Lisaura Ruas retomará as atividades programação variada e muitas novidades.
O centro de Convivência fica na Rua Uruguai 89, em Pendotiba, onde morou o casal Lisaura e Carlos Ruas. Ela, falecida, é reconhecida por ter realizado grandes obras sociais na cidade. Ruas é famoso por sua carreira como colunista social. Como fotógrafo, é dono de um acervo de mais de três mil imagens sobre Niterói – vai fazer 93 anos em agosto e, em seu perfil no Facebook, ainda divulga seu precioso trabalho que conta a história da cidade em imagens e artigos.
Segue o link para votar em D. Carmem! Vale até amanhã, às 12h.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.