Policiais da Delegacia da Mulher de Niterói Promovem a Campanha “Basta!” Juntamente Com os Plantões na Sede.

Márcio Barros, a Dra. Alriam Miranda Fernandes e Júlio Werner Keim – policiais unidos no combate à violência contra a mulher, nas celebrações carnavalescas, em Niterói.
” Basta!” – uma campanha da Sepol em todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

A equipe da DEAM – Delegacia da Mulher de Niterói está trabalhando duro no carnaval. Além dos plantões na sede, os agentes de segurança se revezam no combate a violência contra a mulher na população foliã, por ocasião da Campanha “ Basta!”, lançada pela Sepol, na semana do carnaval, com o objetivo de mobilizar a todos num mesmo compromisso: defender a mulher de possíveis violências. Os pontos de atuação são divididos entre blocos, colégios e passarelas do samba.

 

A mulher, definitivamente, não está desamparada no leste-fluminense e conta com um espaço digno para proteção dos seus direitos, dotado de uma equipe de policiais qualificados, dispostos a servir e muito hábeis para registros, uma vez que conhecem os direitos deste sexo, nada frágil, que muitas vezes é suprimido com violência, ainda. A DEAM – Delegacia da Mulher de Niterói é dirigida pela delegada  Alriam Miranda Fernandes, possui viaturas e equipamentos em consonância com a demanda e tem recebido muitos  elogios no município de Niterói, pela sua eficácia.

 

Foi criada por iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e, na verdade não é uma novidade, pois foi inaugurada no ano 2000, mas o ânimo da equipe do efetivo é de quem parece estar numa inauguração plena, pois são atentos, atenciosos,  ajudadores das vítimas e, mesmo solícitos em tudo, são calmos. Foi inserida no Projeto Delegacia Legal em 29 de janeiro de 2011, através do decreto 43.227, com data de 07 de outubro do mesmo ano.

As portas estão abertas para mulheres vítimas de quaisquer tipos de violência. Dentre os casos de êxito recentes, destaca-se o fato de ter sido a primeira delegacia do Brasil a atuar no flagrante de um crime de importunação sexual – poucos dias após a promulgação da Lei 13.781/18ª, com ampla repercussão na mídia, por tratar-se de um crime de estupro, no Parque da Cidade. O agressor foi preso. Na rotina, os casos mais comuns são crime contra a honra, ameaças e de agressão física.

 

A Delegacia da Mulher de Niterói tem parceria com a OAB Niterói, que conta com a Comissão da OAB Mulher, presidida pela advogada Helga Mansur, entre outras comissões que tratam da violência contra a mulher, além do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, especialmente o JVDF, PMERJ, incluindo aí a Patrulha Maria da Penha, Guarda Municipal, entre outros órgãos da rede de proteção.

Em 2020, não podia ser diferente. Está prevista a humanização do serviço, capacitação de servidores de diversos segmentos, como policiais militares, guardas municipais, bombeiros, etc. Pode-se destacar, também, o aperfeiçoamento constante dos servidores da SEPOL.

Desde já, a equipe da DEAM está a disposição da mulher agredida em seus direitos 24 horas por dia. Fica localizada  na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 577/3º andar. Telefone 2717-0900.


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Policiais da Delegacia da Mulher de Niterói Promovem a Campanha “Basta!” Juntamente Com os Plantões na Sede.”

  1. Parabéns a minha querida colega de faculdade e de Polícia, Dra. Alriam Fernandes e sua dedicada equipe pelo esforço e profissionalismo no combate aos diversos delitos que afetam as mulheres. Niterói merece e a sociedade confia em vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *