Foi com uma pergunta pra lá de emblemática que a mastologista Thereza Cypreste ilustrou todo o contexto da mulher que não tem tempo para fazer os exames preventivos do câncer no Brasil, durante o evento da Comissão da OAB- Mulher, na seccional Niterói, pelo Outubro Rosa. Lançou ela:”Qual de vocês passa batom sem se olhar no espelho por falta de tempo?? ” indagou à platéia que, em seguida, entenderia o porque da referência, uma vez que dados do IBGE registram que a brasileira tem que trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e do marido, muitas vezes desempregado. Deixou o alerta para todas as mulheres que se identificam com as personagens da ilustração, descuidadas por falta de tempo, precisam, mesmo assim, fazer os preventivos.
Não menos brilhante foi o discurso de Ana Tereza Basílio, Vice-Presidente da OAB-RJ, que superou um câncer de mama corajosamente, sendo filha e neta de mãe e avó que sofreram deste mal, tendo enfrentado as suas batalhas ainda jovens. Ana Thereza contou partes fortes relacionadas à quimioterapia e radioterapia que recebeu e deu dicas sobre touca de gelo para não perder o cabelo e comprimido anti-nauseante. Além disso, revelou à platéia que, não por acaso, acabou desfrutando a sua rotina de trabalho muito mais bonita e produzida – a falta de cílios não a abateu e a levou a contratar uma maquiadora profissional que a deixava bela, com todas as falhas encobertas e isto lhe rendia elogios gerais. Além de ter sido sorteada, como Desembargadora do TSE, para ser relatora de comissão que demandou-lhe o triplo de trabalho, o que a ocupou e deixou feliz.
Paulo Gonçalves, Coordenador da Campanha Outubro Rosa Oficial/Niterói, que tem o apoio da Fundação Laço Rosa alertou sobre a importância de, pelo menos uma vez ao ano, todas a mulheres se submeterem a exames. Por conta de suas campanhas, muitas, quando o vêem dar o start do Outubro Rosa, já sabem que está na hora! Momento marcante da sua participação no evento da Comissão da OAB-Mulher/Niterói foi no momento da divulgação do Projeto Silvinha. Para quem não sabe, esta é a homenagem que parentes da nossa estimada Silvia Calil Petrus, in memorian, vítima do câncer de mama, mantém. Eles cobrem o custo de 50 mamografias, mensalmente, para prevenção da mulher que não pode pagar pelo exame. Este fato deixou a muitos comovidos.
Encerrando com chave-de-ouro, finalmente a palestra do Reverendo Carlos Henrique, da Igreja Presbiteriana Betel, no Jardim Icaraí. Como autoridade religiosa, ele mencionou casos em que quando o próprio Deus deseja curar o paciente, lhe devolvendo a vida normal. Também falou com propriedade sobre a disciplina optativa da Faculdade de Medicina da UFF, “ Medicina e Espiritualidade”, que aborda a importância da fé no doente em geral, fato que já soma resultados positivos, surpreendentes e muitas vezes não imaginado, na ciência.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Evento maravilhoso!
Uma honra trabalhar ao seu lado neste projeto Gabi!