A atriz Andréia Ribeiro interpreta a escritora Carolina Maria de Jesus na peça “Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita”, que está em sua quinta temporada e reestreia no dia 1º de novembro, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana. O espetáculo é uma adaptação das obras “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita” da escritora mineira. Trata-se de uma história verídica, surpreendente e inspiradora de uma mulher pobre, com apenas dois anos de estudo, que virou um dos ícones da literatura brasileira e mundial. Carolina foi catadora de papel e escreveu toda sua obra em papéis que encontrava no lixo. Reciclando materiais deu um novo significado a sua própria trajetória e a si mesma.
A encenação, que tem a direção de Ramon Botelho e contribuição textual de Gabriela Caladinho, segue o fluxo de memória de Carolina, refazendo sua infância miserável em Sacramento, no interior de Minas Gerais, quando a chamavam de Bitita, até o lançamento do seu primeiro livro – com enorme sucesso.
Para a atriz Andréia Ribeiro, poder falar de Carolina de Jesus com tanta verdade é uma forma de mostrar ao mundo a importância do conhecimento e de se ter voz em todas as classes sociais. ‘’Existem milhares de Carolinas silenciadas e sem oportunidades neste Brasil. O desinteresse e a manutenção da invisibilidade dessas pessoas são assustadores”, desabafa a atriz Andréia Ribeiro;
Ela acrescenta: “Aprendo com Carolina todos os dias. Desde aquela época já denunciava a fome, a miséria, a desigualdade social, o racismo e o machismo. Quando falo suas palavras a sensação que eu tenho é que eu já conhecia esta mulher, foi um encontro ancestral. O contato com essa obra me remete à minha avó Dolores e minha mãe Marisete, mulheres guerreiras como Carolina. Ela entendeu muito nova que seu maior patrimônio era o seu conhecimento”, conclui.
Vale ressaltar que as obras de Carolina são conhecidas em todo o mundo e deram origem a centenas de teses acadêmicas, sites, documentários, especiais de TV, HQ, exposições, blocos de carnaval e peças teatrais. Carolina virou nome de rua, assim como creches, escolas e museus em todo país.
Carolina foi incluída na Antologia de Escritoras Negras de Nova York, no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis de Lisboa e no livro “Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil”, que escolheu, dentre todas as brasileiras, 44 mulheres que impactaram a nossa história. E seu livro “Quarto de Despejo” foi o sétimo mais vendido no site Estante Virtual, no ano de 2017 e foi incluído na lista de leitura obrigatória nos vestibulares da UFRGS e UNICAMP.
O espetáculo poderá ser visto até o dia 25 de novembro, sempre sextas e sábados às 21 horas e domingos e segundas às 20h. Classificação 14 anos.
SERVIÇO
LOCAL: Teatro Glaucio Gill – ESPAÇO DA SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA/ FUNARJ.
ENDEREÇO: Praça Cardeal Arcoverde s/n – Copacabana
BILHETERIA: (21) 2332-7904
PELA INTERNET: www.ingressorapido.com.br
TEMPORADA: de 01/11 a 25/11/2019
HORÁRIO: Sexta e sábado – 21h // domingo e segunda 20h
INGRESSOS: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada)
FAIXA ETÁRIA: 14 anos
GÊNERO: Drama
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 1 hora
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.