A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro (SBDRJ) realiza neste domingo, dia 6 de outubro, às 10h, na orla de Copacabana, a 1ª Caminhada de Conscientização sobre a Alopecia Areata (queda de cabelo e pelos do corpo). O evento é gratuito e tem o objetivo de dar maior visibilidade à condição, contribuindo para o esclarecimento sobre a doença e auxiliando os pacientes e seus familiares a lidarem melhor com os sintomas e o tratamento.
As inscrições para a caminhada podem ser feitas pelo link http://sbdrj.org.br/event/caminhada-de-conscientizacao-sobre-a-alopecia-areata/. O percurso terá 1,5 km, com saída dos arredores do Posto 4. Haverá distribuição de camisetas e balões. Mesmo quem não fizer a inscrição antecipadamente poderá participar da atividade, bastando ir ao local no horário marcado.
“Ações de conscientização sobre a Alopecia Areata já são realizadas em diversas partes do mundo e a SBDRJ traz esse movimento para o Rio de Janeiro como uma forma de unir as pessoas, incluindo médicos, pacientes e familiares, em torno dessa causa. A proposta é esclarecer e orientar sobre a doença e seus sintomas. Quanto antes forem identificados os sinais, mais cedo o paciente poderá buscar ajuda profissional para o tratamento”, diz o médico dermatologista Daniel Fernandes Melo, um dos coordenadores do Departamento de Cabelos da SBDRJ.
Sobre a doença
A Alopecia Areata é uma condição relativamente comum, que pode causar a perda dos cabelos e também dos pelos de outras partes do corpo, como barba e sobrancelhas. Pessoas de todas as idades, homens, mulheres e todos os grupos étnicos podem ser afetadas.
É considerada uma doença autoimune, ou seja, do próprio sistema imunológico da pessoa. Ataca os folículos pilosos, gerando a queda dos cabelos em pacientes geneticamente predispostos.
A Alopecia Areata não é contagiosa e existem diversos tratamentos eficazes disponíveis. Apenas o médico dermatologista poderá diagnosticá-la com segurança e orientar o melhor tratamento, de acordo com o quadro clínico e o contexto de cada paciente.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.