Aprovado projeto que assegura as mulheres acesso a instrumentos não letais de legitima defesa

O acesso seguro a instrumentos não letais de legítima defesa para mulheres poderá ser garantido no Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê o Projeto de Lei 6.142/25, de autoria dos deputados Sarah Poncio (SDD) e Rodrigo Amorim (PL), aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (17/06). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

A matéria altera a Lei 10.260/23, que institui o Programa de Defesa Pessoal para Mulheres Vítimas ou Ameaçadas de Violência Doméstica e amplia o acesso aos instrumentos. A nova redação autoriza mulheres maiores de 18 anos a adquirir e portar arma de incapacitação neuromuscular não letal por eletrochoque, além de spray de extratos vegetais para legítima defesa. A medida também estende esse direito a mulheres a partir de 16 anos, desde que com autorização dos responsáveis legais.

Quanto à arma de eletrochoque, a comercialização ficará restrita a lojas especializadas, com limite de uma unidade por pessoa, mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência. Já o spray de extrato vegetal poderá ser vendido em estabelecimentos farmacêuticos, com limite de duas unidades mensais por pessoa, mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência. O produto deverá ser acondicionado em recipientes de até 70g.

Os autores do projeto justificam que os índices de feminicídio no Rio de Janeiro são alarmantes e é necessário assegurar às mulheres o direito à manutenção da própria segurança.

Coordenadoria da Criança e do Adolescente representa Búzios no 26º Encontro Nacional do Congemas, em Fortaleza

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, participa do 26º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizado entre os dias 16 e 19 de junho, em Fortaleza (CE).

O município é representado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, com acompanhamento técnico da Coordenadoria da Criança e do Adolescente. A participação de Búzios no evento é conduzida pela coordenadora Ana Júlia Valuche de Oliveira.

O encontro reúne gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pesquisadores e representantes dos governos federal, estaduais e municipais, promovendo debates sobre os desafios e as perspectivas da assistência social no Brasil.

Considerado um dos principais espaços nacionais de formação e fortalecimento do SUAS, o evento conta com palestras, oficinas e mesas temáticas, além do intercâmbio de experiências sobre proteção social, garantia de direitos, financiamento, gestão pública, primeira infância e fortalecimento da rede socioassistencial.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira, destacou a importância da participação do município. “Estar em um espaço como o Congemas fortalece o compromisso de Búzios com a qualificação permanente da política de assistência social e com o aprimoramento do trabalho das equipes técnicas”, afirmou.

A coordenadora da Criança e do Adolescente, Ana Júlia Valuche de Oliveira, também ressaltou a relevância do encontro. “É um espaço de aprendizado e troca de experiências que contribui diretamente para o fortalecimento das ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes no SUAS”, disse.

A participação de Búzios contribui para o fortalecimento da capacidade técnica do município e para a qualificação das ações voltadas à proteção e garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.

O Congemas é uma entidade nacional que representa gestores municipais de assistência social e atua no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social em todo o país.

Noite Japonesa no Sushi 11 com Menandro Rodrigues

Fábio Mendoza e Félix Sanchez, do Sushi 11, convidam Menandro Rodrigues para jatar a 8 mãos no restaurante do Zendaya Resort

No dia 27 de junho, o Sushi 11, restaurante do Zendaya Resort Beach Sport & SPA, em Búzios, promove um jantar especial a 8 mãos, com receitas inspiradas na gastronomia japonesa. Os chefs Fábio Mendoza e Félix Sanchez recebem Menandro Rodrigues, restaurateur, sócio e chef executivo das premiadas casas: Haru Sushi, UMAI Omakase e「𝟭𝟭𝟭」 Music Bar. O menu exclusivo será desenvolvido pelos três chefs e servido apenas na data, com sobremesas assinadas por Philipp Nagel, chef pâtissier do resort. O jantar terá início com preparos como ussuzukuri de vieira com manteigaria nacional, Kring Crack Salad, atum com crocante de atum e nori e sashimi moriawase. Na sequência, Trio Peixes Locais, com cavala no kambujime e uni, piraúna com shisô e karasumi de Raiz Caiçara, além de lagostim com lardo de porco alado, e o Trio de Bluefin, servido nos cortes akami, chutoro e otoro. Para finalizar, uma pré-sobremesa de granité de shisô e saquê com gengibre e crocante de gergelim, seguida de mousse de iogurte e coco com sorvete de manga e maracujá, crumble de coco e polpa de cacau.

Serviço
Endereço: Zendaya Resort – Rua Rancho Grande, nº 13, Manguinhos, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro
Horário: 19h30
Data: 27/06 (sábado)
Valor: R$450 por pessoa
Aberto a hóspedes e clientes externos, mediante reserva.
@sushi11buzios

Galeria Dobra/Artnova apresenta a exposição ‘Pulsar’

Com curadoria de Marcelo Rezende, reúne trabalhos de arte contemporânea sobre a pulsão de vida em sua forma mais crua

A Galeria Dobra/Artnova apresenta a exposição ‘Pulsar’, no dia 06 de junho, durante o Circuito Bhering, com curadoria de Marcelo Rezende, reunindo trabalhos de arte contemporânea sobre a pulsão de vida em sua forma mais crua: o impulso que move, que resiste, que insiste.

Os artistas apresentam trabalhos que pulsam entre o íntimo e o político, entre o orgânico e o simbólico, entre o desejo e a ruína. Obras que afirmam, de diferentes maneiras, a experiência de estar vivo.

No vocabulário psicanalítico, a pulsão de vida (Eros) é uma força que busca a união, a preservação da vida e a criação de unidades maiores, opondo-se à pulsão de morte (Thanatos), que visa à sua destruição e dissolução. Pulsão é pressão, potência, exigência de trabalho. É o que faz o corpo, a matéria e a imagem não ficarem inertes.

Criar é uma forma de libido; o artista cria porque deseja. Partindo dessas premissas, buscamos trabalhos de artes visuais que dialoguem com desejo, vida, afetos, transformação, intensidade, tensão, tesão, transcendência, sobrevivência e reinvenção.

A exposição propõe pensar a arte como campo de energia vital, como manifestação de forças internas e coletivas que atravessam o corpo, a cidade, a natureza e os modos de existência contemporâneos. Interessa-nos a potência do gesto, da matéria e da imagem como formas de resistência diante do esgotamento, da violência e da anestesia cotidiana.

Serviço

Exposição: Pulsar

Artistas: Adriana Montenegro, Aline Sampin, Ana Luiza Mello, Andrea Penteado, Beatriz Mardine, Benjamin Rothstein, Bruno Castaing, Carlomagno, Chris Jorge, Dany F , Danielle Castaing, Dirce Fett, Gloria Conforto, Gloria Seddon, Jasmina Di Monaco, Jérôme Poignard, Lalin Witch, Lucia Bianconi, Luís Teixeira, Marcelo Rezende, Marcela Wirá, Mônika Moreira, Paulo Amorim, Priscilla Ramos, Ricardo Bhering, Sergil e Valéria Bragança

Curadoria: Marcelo Rezende

Local: Galeria Dobra/Artnova

Rua Orestes, 28 – 2º andar – Fábrica Bhering – Santo Cristo – RJ

Abertura: 06 de junho – 14h – Circuito Bhering

Visitação: até 27 de junho de 2026

Dias e horários: quintas e sextas., das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Entrada gratuita

Censura livre

Referência nas escolas, policiais militares do Rio formam instrutores de outros estados

Curso de formação do Proerd capacitará agentes com foco em prevenção às drogas e à violência, multiplicando as boas práticas no ambiente escolar para alunos de outras regiões do país

Reconhecido como o principal centro de formação do país, o Rio de Janeiro vai receber policiais militares de diferentes estados para a 22ª edição do Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A iniciativa reforça o papel pioneiro do Proerd fluminense na formação de instrutores e na disseminação de boas práticas de educação preventiva em todo o Brasil. No Rio, há ainda a Patrulha da Criança e do Adolescente, que atua diretamente na promoção de segurança, conscientização e acolhimento no ambiente escolar e fortalece o diálogo com estudantes, professores e famílias.

Atualmente, o Proerd conta com 150 instrutores em atividade, alcançando os 92 municípios do estado. O número vai aumentar, em agosto, quando será realizado o curso, entre 17 e 28 de agosto, na Fazenda Marambaia, em Guaratiba. Ao todo, 36 policiais vão participar da capacitação, que os habilitará a atuar na prevenção às drogas e à violência no ambiente escolar para a educação infantil, 5° e 7° anos do Fundamental e Ensino Médio.

Criado em 1992, o Proerd — Programa Educacional de Resistência às Drogas atua há mais de três décadas nas escolas do estado levando palestras e atividades educativas sobre prevenção às drogas, bullying, cyberbullying, violência escolar, entre outros assuntos. No período pós-pandemia, o programa registrou média anual de 1.386 colégios atendidos, alcançando cerca de 3.753 turmas e mais de 107 mil alunos.

O trabalho é desenvolvido por policiais militares capacitados para atuar diretamente com crianças e adolescentes de diferentes idades. Nos anos iniciais, os conteúdos são voltados para segurança pessoal e convivência. Já no Ensino Médio, os alunos participam de debates sobre drogas, violência, pressão social, saúde emocional e construção de escolhas conscientes. O agente, para participar do Proerd, precisa ter dois anos de atividade com bom comportamento e passar por três etapas de seleção: exames de escrita, oratória e psicologia.

Segundo o subtenente Ricardo Negreiros, policial do Proerd, o objetivo do programa é criar vínculos de confiança com os estudantes e oferecer ferramentas para que eles saibam lidar com situações de risco. A primeira atividade é uma roda de conversa em sala de aula junto com o professor e, a partir desse primeiro contato, os estudantes se sentem mais à vontade para participar nos encontros seguintes.

– O nosso trabalho é baseado no diálogo. Criamos uma relação de confiança com os alunos e podemos passar informações que eles conseguem aplicar dentro e fora da escola. Nós temos a oportunidade de conhecer os alunos nas séries iniciais e encontrá-los novamente nos anos subsequentes e há uma mudança significativa no comportamento deles. Saber que eu posso fazer a diferença na vida de uma criança e de um adolescente é gratificante – afirmou.

Patrulha da Criança aproxima polícia, escola e família

Outro braço da Polícia Militar voltado para a rede escolar é a Patrulha da Criança e do Adolescente, criada em 7 de fevereiro de 2022. O programa atua de forma preventiva e especializada em escolas, promovendo ações de segurança, orientação e acolhimento.

Desde sua criação, a patrulha já atendeu 7.576 escolas, registrou 145.807 boletins, realizou 1.076 ações preventivas e promoveu 1.621 palestras, alcançando aproximadamente 57 mil alunos. A capitão Cristiane Maria de Souza Lima explicou que o trabalho da patrulha vai além do policiamento preventivo. Segundo ela, os policiais recebem formação humanizada e técnica para lidar com situações envolvendo crianças e adolescentes, inclusive em casos de violência.

– O objetivo é fortalecer a aproximação entre polícia, escola e família. A prevenção começa pela confiança. O aluno precisa entender que pode procurar ajuda e que existe uma rede preparada para acolher e proteger. É um policiamento mais especializado e integrado com toda a rede de apoio, como se fosse um elo entre educação e a família e o estreitamento com o judiciário – explicou.

As ações da patrulha incluem palestras sobre bullying, cyberbullying, violência escolar, segurança digital e prevenção de ataques em ambientes escolares. Além dos estudantes, gestores e professores também recebem orientações sobre protocolos de segurança e identificação de situações de risco.

Parceria ajuda a resolver demandas do cotidiano escolar

No Colégio Estadual Vicente Januzzi, na Barra da Tijuca, uma das unidades atendidas pelos programas, a diretora adjunta Joelma Machado afirma que a parceria com a Polícia Militar tem sido fundamental para lidar com demandas do cotidiano escolar. Segundo ela, casos recentes envolvendo uso de vape e cyberbullying foram trabalhados em conjunto com o Proerd, por meio de palestras e ações de conscientização.

– Muitas vezes, a presença deles aqui já ajuda na sensação de segurança. No caso do aluno encontrado com vape, a direção fez todo o protocolo em relação aos responsáveis e, logo depois, iniciamos um trabalho de conscientização com a turma. O subtenente Ricardo Negreiros atuou diretamente nessa turma e é muito bom quando temos alguém preparado para tratar esses assuntos com os adolescentes – disse a diretora adjunta.

Entre os estudantes, a receptividade é positiva. O aluno Lenito Augusto da Silva Bernardo Júnior, de 16 anos, disse que a presença da polícia dentro da escola transmite segurança para ele e para os colegas também e que o fato de o Proerd e a Patrulha da Criança estarem na escola influencia que as pessoas pensem mais.

– A presença deles na escola me traz segurança e é muito bom ter uma escola que traz esse tipo de palestra, pois aprendemos mais. Por mais que eu já saiba dessas coisas pela educação que tenho em casa, é bom ter mais conhecimento sobre esses assuntos – disse Lenito.

A estudante Alice Teixeira Miranda Lopes, de 14 anos, afirmou que as palestras ajudam os jovens a refletirem mais sobre suas atitudes e que a presença da polícia dá a sensação de que há pessoas que se importam com a segurança dos estudantes. Ela disse que já percebeu a mudança de atitude em muitos colegas após as atividades do Proerd.

– Nos sentimos mais acolhidos. Eles mostram como lidar com situações difíceis e isso faz os alunos terem mais consciência. A palestra sobre drogas, por exemplo, nos mostrou como podemos lidar com isso e nos deu mais consciência de que isso realmente acontece com diversas famílias – falou Alice.

Exposição “Identidades – Uma geometria da memória” entra na reta final

Mostra gratuita fica em cartaz até 28 de junho no Centro Cultural Cauby Peixoto

A exposição “Identidades – Uma geometria da memória”, em cartaz no Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, entra na reta final. Com visitação gratuita até o dia 28 de junho, a mostra, do artista visual e arquiteto Sandro Silveira, convida o público a refletir sobre temas como memória, identidade e diversidade.

Os visitantes vão encontrar trabalhos desenvolvidos por Sandro Silveira ao longo de uma pesquisa artística iniciada há mais de duas décadas. As obras apresentam rostos e formas inspirados em recordações, vivências e observações do cotidiano, construindo um conjunto visual que destaca a singularidade de cada indivíduo, mesmo diante de elementos aparentemente semelhantes. Com forte influência de sua trajetória na arquitetura e em instituições culturais de Niterói, o artista utiliza materiais diversos e composições geométricas para provocar o olhar do visitante e estimular reflexões sobre pertencimento, reconhecimento e memória.

A proposta da mostra também dialoga com o caráter educativo das artes visuais, aproximando conceitos da geometria e da arquitetura do processo criativo e convidando o público a observar como formas simples podem revelar diferentes possibilidades de representação da experiência humana.

“O Centro Cultural Cauby Peixoto nasceu com a missão de ampliar o acesso da população à cultura e criar novas oportunidades de encontro entre artistas, obras e público. Receber exposições como esta reafirma o papel do equipamento como um espaço vivo, aberto à diversidade de linguagens e à valorização da produção artística, contribuindo para fortalecer a vida cultural da Zona Norte e de toda a cidade”, destaca a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco.

A programação faz parte da proposta do Centro Cultural Cauby Peixoto de democratizar o acesso à cultura e ampliar a oferta de atividades gratuitas na Zona Norte de Niterói. Em seus primeiros meses de funcionamento, o equipamento já se tornou uma importante referência cultural do território, reunindo exposições, espetáculos, sessões de cinema, ações formativas e iniciativas voltadas à valorização da produção artística local e ao encontro da população com diferentes linguagens culturais.

SERVIÇO

Exposição: Identidades – Uma geometria da memória

Artista: Sandro Silveira

Período: até 28 de junho

Local: Centro Cultural Cauby Peixoto (Alameda São Boaventura 263, Fonseca)

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Em Lisboa, advogado catarinense debate com embaixador do Brasil em Portugal novas possibilidades de negócios entre os dois países

Encontro tratou de internacionalização de empresas, acordo Mercosul-União Europeia e conexões comerciais com foco em Santa Catarina

A aproximação econômica entre Brasil e Portugal, os impactos do acordo Mercosul-União Europeia e a maturidade de empresas brasileiras para avançar em processos de internacionalização foram os tópicos debatidos nesta quarta-feira, 17, em uma reunião entre o advogado catarinense Bruno Albuquerque e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva. O encontro, realizado na Embaixada do Brasil em Portugal, em Lisboa, teve em uma agenda voltada à construção de novas pontes comerciais e institucionais entre os dois países.

Também participaram da reunião o Ministro-Conselheiro Olympio Faissol Pinto Junior; o diplomata Luiz Felipe Rosa dos Santos, chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Portugal; e Diego de Souza Araujo Campos, chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Portugal.

Durante o encontro, o advogado, que é especialista em negócios internacionais, apresentou as iniciativas que vem desenvolvendo para estimular a criação de pontes negociais entre Brasil e Portugal. Entre os temas tratados estiveram os movimentos realizados em Santa Catarina e no Espírito Santo para ampliar a compreensão do empresariado sobre o acordo Mercosul-União Europeia, além das vantagens e dos cuidados envolvidos na estruturação de processos de internacionalização que tenham Portugal como ambiente de entrada para o mercado europeu.
O encontro também serviu para reforçar uma aproximação institucional e avaliar como a Embaixada pode apoiar, com informações e articulações, empresas brasileiras que desejam chegar a Portugal e empresas portuguesas interessadas no mercado brasileiro.

“Santa Catarina possui maturidade empresarial para avançar em agendas de internacionalização, especialmente pela força de seu setor produtivo, pelo apoio de associações empresariais e pela atuação de agentes públicos e privados interessados na manutenção de uma ponte de ligação com Portugal. Esse foi dos pontos de destaque durante toda a conversa”, avalia Albuquerque.

Inovação e tecnologia
Outro ponto abordado foi a conexão entre os ecossistemas de inovação e tecnologia do Brasil e de Portugal. O advogado destacou a realização do Startup World Cup, com etapas previstas em São Paulo e Florianópolis, como exemplo de movimento que pode ampliar a aproximação entre empresas, investidores e ambientes de inovação dos dois países.
“A recepção foi positiva e saímos da reunião com uma forte demonstração de interesse da Embaixada na articulação conjunta de atividades e informações capazes de orientar empresários brasileiros e portugueses sobre as vantagens, exigências e impactos da internacionalização, bem como sobre a estrutura de funcionamento do acordo entre Mercosul e União Europeia”, completa Albuquerque.

Sobre Bruno Albuquerque
Bruno Albuquerque é advogado no Brasil e em Portugal, com atuação nas áreas de Direito Internacional, Empresarial e Bancário. Trabalha na interseção entre direito, finanças e estratégia para apoiar empresários, empresas e investidores em decisões e estruturação de negócios entre Brasil e Europa, com foco em planejamento, previsibilidade e mitigação de riscos antes da execução.

Lei de Incentivo ao Esporte mobiliza gestores e entidades em seminário promovido pela Prefeitura de Niterói

Encontro reuniu especialistas e representantes de diferentes instituições para ampliar o acesso a recursos e fortalecer projetos esportivos e sociais no estado

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quarta-feira (17), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o seminário “Lei de Incentivo ao Esporte: Do Tributo ao Pódio – Capacitar e Impulsionar”. Promovido em parceria com a Receita Federal do Brasil, o evento reuniu gestores públicos, entidades esportivas, profissionais da contabilidade, representantes do terceiro setor e especialistas para debater mecanismos de incentivo fiscal, captação de recursos e desenvolvimento do esporte. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas esportivas e com a democratização do acesso aos instrumentos de financiamento de projetos.

A vice-prefeita de Niterói e medalhista olímpica, Isabel Swan, destacou que a informação e a capacitação são fundamentais para que mais projetos consigam acessar os recursos disponíveis e ampliar seu impacto na sociedade.

“A Lei de Incentivo ao Esporte transforma vidas porque cria oportunidades, fortalece projetos sociais e permite que milhares de crianças sonhem mais alto por meio do esporte. Nosso desafio é capacitar cada vez mais instituições para que aproveitem esse importante instrumento e ampliem seu alcance na cidade e em todo o Estado do Rio de Janeiro. Niterói possui tradição na formação de grandes atletas e vem consolidando o esporte como política pública permanente com os investimentos realizados pela Prefeitura para ampliar o acesso da população às práticas esportivas”, afirmou Isabel Swan.

Ao longo do dia, painéis técnicos e debates apresentaram caminhos para ampliar o uso da Lei de Incentivo ao Esporte, aproximando poder público, iniciativa privada e organizações esportivas para transformar recursos oriundos da renúncia fiscal em oportunidades de inclusão social, formação cidadã e desenvolvimento territorial.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, ressaltou que o seminário representa um passo importante para qualificar gestores e facilitar a aproximação entre o setor público e a iniciativa privada, permitindo ampliar investimentos no esporte sem sobrecarregar os cofres municipais.

“Nosso objetivo é preparar as instituições para captar recursos de forma mais eficiente e fortalecer essa parceria entre poder público e empresas. Quanto mais projetos conseguirem acessar a Lei de Incentivo ao Esporte, mais oportunidades serão criadas para atletas, eventos e ações sociais, consolidando Niterói como referência no desenvolvimento esportivo. A utilização estratégica dos incentivos fiscais possibilita ampliar a realização de grandes eventos esportivos e fortalecer programas permanentes voltados à inclusão e à formação de atletas”, destacou Luiz Carlos Gallo.

Por meio de um vídeo, o diretor da Diretoria de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Frederico Costa Silva, destacou a evolução da legislação e a segurança jurídica proporcionada pelas recentes mudanças na Lei de Incentivo ao Esporte. Durante sua mensagem, o representante do Ministério ressaltou que a Lei Complementar nº 222, de 2025, tornou permanente o mecanismo de incentivo fiscal, garantindo maior previsibilidade para a execução de projetos esportivos e ampliando a segurança jurídica para proponentes, captadores e investidores.

“A consolidação da Lei de Incentivo ao Esporte representa um avanço importante para todos os envolvidos, oferecendo mais estabilidade para projetos e investidores. O Ministério do Esporte permanece de portas abertas para orientar gestores, entidades e proponentes, fortalecendo cada vez mais essa política pública de transformação social”, afirmou Frederico Costa Silva.

Além das palestras promovidas pela Receita Federal e pelo Ministério do Esporte, a programação reuniu representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Firjan, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), Associação Brasileira de Captadores de Recursos, confederações esportivas e instituições de reconhecimento nacional, promovendo uma ampla troca de experiências sobre governança, gestão e financiamento do esporte.

Com a realização do seminário, a Prefeitura de Niterói reafirma sua estratégia de fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento humano e geração de oportunidades, estimulando a criação de novos projetos e ampliando o acesso da população às práticas esportivas em todos os bairros da cidade.

Foto: Cláudio Fernandes e Luciana Carneiro

Cortejo Junino dos Doutores da Alegria leva música e diversão ao Getulinho

Música, brincadeiras e muito forró transformaram a rotina do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, na quarta-feira (17). Em clima de festa junina, os Doutores da Alegria promoveram um cortejo pelos corredores da unidade, levando momentos de descontração e acolhimento para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. A ação integrou as comemorações de São João e reforçou a importância da humanização no ambiente hospitalar.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destacou a importância de iniciativas que humanizam o atendimento hospitalar.

“Cuidar da saúde vai muito além dos procedimentos médicos. A humanização é uma parte fundamental do tratamento, especialmente no cuidado com as crianças. A atuação dos Doutores da Alegria transforma o ambiente hospitalar, leva acolhimento, afeto e momentos de felicidade para os pacientes, seus familiares e também para os profissionais de saúde”, ressaltou a secretária.

O triângulo deu o primeiro toque. “O baile lá na roça foi até o sol raiar”. Outros instrumentos entraram em cena, as vozes começaram a ecoar e logo tomou conta do hospital a música “O Sanfoneiro Só Tocava Isso”, composição de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros, dando início à festança que alegrou, em um dia chuvoso, pacientes, acompanhantes e funcionários.

“Os Doutores da Alegria são essenciais. Eles ajudam no esquecimento da condição das crianças que estão aqui, levando-as para um outro ambiente, afastando-as do trauma hospitalar e contribuindo para a saúde mental de quem está internado”, afirmou Elis Leite, mãe da pequena Mel, internada na UIC 2.

Durante o cortejo pelo hospital, teve palhaça arrancando médico para dançar forró agarradinho, teve palhaço vestido de noiva jogando buquê em forma de cacto e teve clássicos de Luiz Gonzaga cantados ao lado de sucessos populares como “Eguinha Pocotó”. Uma verdadeira farra.

“Isso aqui é uma felicidade imensa! Dá ânimo de trabalhar em um local que tem esse espaço para a atuação dos palhaços, que contribuem para a melhoria do tratamento dos nossos pacientes”, afirmou a técnica de enfermagem Danielle Araújo, que ganhou o cacto-buquê do palhaço-noiva. “É um estímulo para eu casar logo mesmo”, brincou.

A paciente Isabelle Vitória listou os adjetivos que definem a ação dos Doutores da Alegria: “engraçado, animado, criativo, feliz e musical”. Isabelle está em tratamento no hospital após um quadro de pneumonia, asma e bronquite.

A palhaçaria esteve em peso no Getulinho. Além de Matilde (Leticia Medella), Marmelo (Marcelo Oliveira) e Totó (Marcos Camelo), somavam-se à trupe Das Dor (Marcela), Cacá Pitrez (Maria Claudia) e Vitória Régia (Nathalia Cantarino).

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista poderão ter direito a fone antirruído

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão ter fone antirruído garantido por lei. A proposta está prevista no Projeto de Lei 854/23, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (16/06). Segundo o texto, o equipamento tem como finalidade minimizar incômodos sensoriais e melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

Para ter acesso ao dispositivo, o solicitante deverá integrar família com renda mensal de até três salários mínimos, estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e apresentar laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que comprove a sensibilidade sonora, com validade de até um ano na data da apresentação.

O texto também autoriza o Poder Executivo a definir quais secretarias serão responsáveis pela supervisão, coordenação de cadastros, verificação das informações e entrega dos dispositivos aos beneficiários.