Exposição “Pausa Cotidiana” propõe um encontro poético entre diferentes linguagens artísticas no Parque Glória Maria

O ritmo acelerado da vida contemporânea costuma transformar o tempo em uma sucessão de compromissos, tarefas e deslocamentos. Em contraponto a essa dinâmica, a exposição Pausa Cotidiana convida o público a desacelerar e a experimentar outras formas de percepção, reflexão e presença. A mostra inaugura no dia 20 de junho no Parque Glória Maria, no Rio de Janeiro. A exposição reúne múltiplas linguagens artísticas em um encontro que investiga o tema da pausa como gesto de observação, escuta e reconexão com o cotidiano. A curadoria é assinada por Amanda Leite e Claudia Linhares.

Por meio de obras que transitam entre diferentes suportes e expressões, 67 artistas de diferentes regiões do Brasil propõem experiências sensíveis capazes de revelar as sutilezas dos intervalos, dos silêncios e dos pequenos acontecimentos que muitas vezes passam despercebidos. São pinturas, fotografias e instalações que estarão integradas com o espaço cultural localizado no bairro de Santa Teresa. “Mais do que uma exposição, Pausa Cotidiana cria um espaço de convivência e contemplação, onde arte e arquitetura dialogam para estimular novos olhares sobre o tempo e a experiência urbana” afirma Amanda Leite, curadora.

Integrando a programação, acontece também a feira literária “Tempo Tem Alma: entre paredes e páginas”, uma iniciativa dedicada à produção editorial independente. A ação reúne artistas, autores e editores que apresentam publicações especiais, livros de artista, impressos autorais e projetos editoriais que expandem as possibilidades do livro como objeto artístico e espaço de experimentação. “Ao aproximar artes visuais e publicações independentes, acreditamos que o evento fortalece o diálogo entre diferentes formas de criação além de promover a circulação de ideias, transformando o Parque Glória Maria em um ponto de encontro para artistas, leitores, colecionadores e interessados na produção cultural contemporânea” complementa Claudia Linhares, gestora da Tempo tem Alma.

A programação é totalmente gratuita e oferece ao público a oportunidade de vivenciar experiências que atravessam imagem, palavra, memória e tempo, reafirmando a arte como território de pausa, encontro e imaginação.

SERVIÇO

Exposição: Pausa Cotidiana

Abertura: 20 de junho, sábado, às 15h
Local: Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria

R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Segunda a Domingo das 9h às 18h (exceto na terça-feira/fechado)
Entrada: Gratuita

Feira Literária: Tempo Tem Alma: entre paredes e páginas
Datas: 20 e 21 de junho
Horário: Das 14h às 18h
Local: Parque Glória Maria

Participação: Artistas, autores e editores independentes com publicações especiais e livros de artista
Entrada: Gratuita

EXPOSIÇÃO PAUSA COTIDIANA

Adri Vaz

Adriano Cruz

Alê Costa

Alexandra Ribeiro

Aline Sampin

Amanda Laino

Ana Avelar

Ana Luiza Tepedino

Anelice Lober

Anna Barsukova

Beatriz Crespo

Betina Guelmann

Bia Murad

Bianca Tomaino

Caio Negreiros

Carla Fatio

Carolina Kasting

Claudia Braga

Conceição Durães

Cris Miranda

Daniel Franco

Daniela Feldman

Daniela Rodrigues Gonçalves

Desirée Bruver

Dinho Fonseca

Dulce Lysyj

Eliane Santos

Emília de Gaia

Flávia Dart

Gab SaEarp

Gi Mello

Giovanna Pizzini

Ingrid Alencar

Jaimile Cunha

Jana Cabello

Kálamo

Larissa Albuquerque

Leila B.

Leo Tafuri

Lia Barros

Liliana Lindenberg

Lucília Abrahão

Luiz Cláudio Ferreira

Luiza Vieira

Marcia Pumark

Maria Camocardi

Maria Cecilia de Paula

Marilane Abreu

Marilene Nacaratti

Marina Lazzarotto

Mateus DiCastro

Mehdi Alami

Miguel Nader

Míriam Ramalho

Monica Pougy

Monique Serenado

Nicole Reiniger

Nina Benchimol

Patrícia Pies

Pilar Pozes

Priscilla Ramos

Reinaldo Hingel

Renata Moraes

Roberto Abreu

Rosana Rocha

Ruana Anjos

Tamara Cunha

Tiago Morena

Vanessa Bustillos

MPRJ ajuíza ação para regularizar a política municipal de gestão integrada de resíduos sólidos em Levy Gasparian

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Três Rios ajuizou, na terça-feira (16/06), ação civil pública com pedido de liminar para que o Município de Comendador Levy Gasparian regularize os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pede que seja instituída, em até 90 dias, a regulação técnica e cobrança dos serviços, especialmente dos grandes geradores de resíduos, conforme normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com a ACP, a promotoria acompanha a política municipal de resíduos sólidos desde 2023, por meio de procedimento administrativo instaurado para fiscalizar a gestão do setor. Durante as investigações, foi identificada ausência de regulação formal dos serviços e a inexistência de um sistema de cobrança que garanta a sustentabilidade financeira da coleta e destinação dos resíduos.

Em abril de 2026, o MPRJ encaminhou Recomendação ao prefeito para que fossem adotadas medidas imediatas para sanar os problemas, mas não houve resposta. Também foram expedidos diversos ofícios ao município, solicitando informações e cobrando providências para adequação à legislação.

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Três Rios ressalta que as falhas na prestação de serviços de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos podem causar poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas, problemas de saúde pública e entupimento de sistemas de drenagem associado a situações de desastres, entre outros.
Em caso de descumprimento, o MPRJ requer a aplicação de multa diária a ser definida pelo Juízo.

Neltur e Instituto O Canal lançam selo para qualificar embarcações de observação de cetáceos

Iniciativa identifica operadores capacitados para atuar na atividade e reforça boas práticas de turismo sustentável e conservação ambiental

A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e o Instituto O Canal lançaram um selo de certificação para identificar as embarcações aptas a atuar no turismo de observação de cetáceos. O lançamento aconteceu durante reunião realizada na tarde desta quinta-feira (18), quando representantes das instituições e de entidades ligadas à atividade debateram a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo sustentável e da preservação ambiental.

“É importante destacar que o selo não possui caráter fiscalizador e não substitui a atuação dos órgãos competentes. A fiscalização continua sendo realizada pela Capitania dos Portos e demais órgãos responsáveis. O selo tem como objetivo identificar as embarcações e operadores que concluíram as capacitações, contribuindo para a disseminação de boas práticas e para o ordenamento da atividade”, afirmou o presidente da Neltur, André Bento.

Segundo André Bento, ao investir em conhecimento, conscientização e qualificação dos operadores, a iniciativa fortalece o turismo sustentável, amplia a proteção das baleias e contribui para consolidar Niterói e a Região Metropolitana como referências em ecoturismo, turismo de natureza e observação responsável de cetáceos.Fotos :

Foto: Luciana Carneiro

Serra Fluminense oferece opções de lazer e aventura para o turismo de inverno no RJ

A região reúne atrativos reconhecidos pela Alerj, que aprovou leis de incentivo à gastronomia, à agricultura e aos esportes de aventura

As orlas paradisíacas saem do protagonismo quando as temperaturas do Rio de Janeiro ficam abaixo dos 20ºC, enquanto ganham espaço as montanhas e paisagens invernais que também fazem parte do mapa fluminense. Com o início do inverno, as pousadas, vinícolas, festivais e trilhas de Serra são a pedida de turistas que querem aproveitar as temperaturas baixas no estado mais tropical do país. A ocupação hoteleira da região supera 60% durante esse período e, só em Petrópolis, a expectativa é movimentar mais de R$ 180 milhões em 2026.

Um dos grandes atrativos da cidade nesta época é a Bauernfest, tradicional Festa do Colono Alemão, realizada entre junho e julho e considerada uma das maiores celebrações da cultura germânica. O evento recebeu reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) por meio da Lei 6.251/12, que o incluiu no Calendário Oficial do Estado, e da Lei 9.229/21, que declarou a festa Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro.

O programa está na agenda do empresário Gabriel Araújo, de 34 anos. Morador da Zona Oeste da Capital, ele sobe a Serra fluminense para pequenas viagens de fim de semana há anos, especialmente no inverno. No mês dos namorados, Gabriel vai a Petrópolis com a esposa para descansar, curtir um tempo a dois e aproveitar as opções de lazer da cidade.

“Gostamos muito do clima, do friozinho e das opções de eventos que rolam na região. Embora alguns sejam bem cheios, têm uma diferença enorme dos que acontecem na Capital. As opções gastronômicas e o turismo ecológico também nos agradam. Este ano, em especial, nossa ida será bem no fim de semana da Bauernfest”, contou o empresário.

O setor turístico de Petrópolis projeta ocupação média de 85% nos fins de semana durante o inverno, com picos próximos de 100% em datas de grandes eventos, como a Bauernfest. O frio antecipado registrado neste ano já impulsionou as reservas da rede hoteleira. A expectativa da prefeitura é de aumento na geração de empregos temporários, fortalecimento do comércio e aquecimento da gastronomia local durante a temporada.

Sabores locais

Com temperaturas mais baixas, cresce a procura por vinhos, fondues e queijos artesanais que transformam a viagem em uma experiência de degustação. Em Areal, espaços que recriam o charme de um vilarejo medieval, com arquitetura de pedras, praça, capela e uma vista espetacular para as montanhas, caíram no gosto popular. Apelidado pelo público como “Toscana Fluminense”, o local se popularizou nas redes sociais pela inspiração nas paisagens e experiências oferecidas pela tradicional região italiana.

Junto com outras cidades da Serra, como Nova Friburgo, a área tem se consolidado como um dos principais destinos do enoturismo fluminense. O potencial do setor levou a Alerj a criar a Lei 11.150/25, que reconheceu a Região Serrana como Capital Estadual do Vinho. A expectativa é que a iniciativa fortaleça ainda mais o turismo de vinhos, apontado como um importante gerador de renda para hotéis, restaurantes, produtores rurais e o comércio local.

Atualmente, a Serra fluminense reúne cerca de 30 vinícolas e mais de 80 hectares de vinhedos. O crescimento da atividade também recebeu reconhecimento da Alerj, que concedeu a Areal o título de Cidade da Uva através da Lei 9.388/21.

A gastronomia é outro atrativo que ajuda a explicar o sucesso da temporada de inverno na Serra. Em Teresópolis, boa parte dos pratos servidos em restaurantes, pousadas e cafés tem origem na produção rural do próprio município, reconhecido pela Alerj como Capital Estadual da Agricultura Familiar pela Lei 9.396/21.

Segundo a Emater-Rio, a cidade possui mais de dois mil produtores rurais e cerca de 90% deles atuam na agricultura familiar. A força do campo reflete diretamente no turismo, que encontra na região ingredientes frescos, produção artesanal e experiências cada vez mais procuradas pelos visitantes.

Aventura também ganha força no inverno

E não é só para descanso que os turistas vão à Serra. Para quem prefere trocar as comidas e vinhos por uma dose de adrenalina, a região também se destaca como um dos principais polos de turismo de aventura do país. Teresópolis, reconhecida pela Lei 7.639/17 como Capital Estadual do Montanhismo, concentra algumas das formações rochosas mais famosas do Brasil, como o Dedo de Deus, a Pedra do Sino e a Agulha do Diabo.

O município abriga ainda três importantes unidades de conservação, incluindo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, considerado um dos melhores locais do país para a prática de escalada, trekking, rapel e caminhadas em montanha. No ano passado, o parque registrou cerca de 331 mil visitantes, sendo um dos principais destinos de natureza do estado. A temporada de montanhismo, tradicionalmente realizada no inverno, movimenta guias e empresas especializadas em atividades ao ar livre.

Atraído pela aventura, o artista plástico Wagner Carneiro, de 44 anos, fará a Travessia Petrópolis–Teresópolis, considerada uma das caminhadas de longo curso mais bonitas do Brasil, em um percurso que atravessa a parte alta do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

“Eu quero sentir a experiência de ser levado ao extremo, principalmente pela dificuldade da trilha e pelo frio. Já quero fazer há anos, mas sempre acabo perdendo o período do inverno. Quando vi que, neste ano, as temperaturas estarão mais baixas, resolvi parar de adiar”, contou.

A atividade se tornou um dos principais produtos de ecoturismo da região, ampliando a procura por hospedagem, alimentação e serviços especializados ligados ao turismo de natureza. Em um estado conhecido mundialmente pelo sol e pelas praias, a Serra prova que o frio também pode ser um poderoso motor para o turismo e a economia regional.

Capital Estadual do Surfe: ondas que movimentam quase R$180 milhões na economia de Saquarema

O impacto econômico gerado pela etapa mundial no município da Região dos Lagos consolida cada vez mais o “Maracanã do Surfe” para além de uma homenagem esportiva.

Além das ondas imponentes que se destacam na etapa da Liga Mundial de Surfe em Saquarema, existe um impacto econômico que explica por que o município é considerado a Capital Estadual do Surfe: na edição de 2025, foram quase R$ 180 milhões injetados na economia local, segundo relatório realizado pela EY, referência em auditorias em consultoria. O reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) – garantido pela Lei 7.527/17 – ajuda a fortalecer a identidade do “Maracanã do Surfe” para além de uma homenagem esportiva e consolidar o destino como máquina de geração de empregos, turismo e renda.

No Dia Mundial do Surfe, realizado neste sábado (20/06), os números do setor turístico mostram que o protagonismo de Saquarema não é apenas pelo espetáculo dos atletas nas manobras das ondas. Só em 2024, a ocupação hoteleira chegou a 100% em Itaúna e 95% no restante da cidade. Já em 2025, a edição impulsionou a geração de 2.665 empregos diretos, com uma distribuição de R$ 93 milhões em renda para as famílias da região. Nesse contexto, o título concedido pela Alerj confirma não apenas a identidade histórica da cidade, mas incentiva novas projeções e oportunidades relacionadas ao esporte.

Ainda no setor turístico, esses números representam mais oportunidades para empreendedores locais. À frente de uma pousada em Saquarema há oito anos, Janaína Coelho, 46, relata que, durante uma janela do campeonato na cidade, a demanda de ocupação no estabelecimento cresce exponencialmente. “Nesse período, temos 100% de ocupação, uma diferença de 50% a mais. Normalmente ganhamos com metade desse número em temporadas normais”, descreve.

A busca por hospedagem acompanha o crescimento do público durante o evento, enquanto o número de visitantes é superado pela quantidade de moradores da cidade. Em 2025, Saquarema recebeu cerca de 410 mil pessoas na Praia de Itaúna ao longo dos 11 dias de programação. O número corresponde a mais de quatro vezes a população estimada do município, que é de 95 mil habitantes, e transforma a cidade em uma vitrine global do surfe.

“Com isso, também aumenta a demanda por diversos serviços, além da hospedagem, como alimentação, transporte e comércio. Muitos moradores conseguem uma renda extra alugando imóveis, trabalhando diretamente na organização do campeonato ou ampliando as vendas de seus negócios durante o período da competição”, explica Janaína.

O surfe no DNA de Saquarema

Dizer que os saquaremenses trocam o futebol pelo surfe não é exagero. A relação, que vem desde a década de 1970, quando a região atraiu surfistas que queriam desbravar ondas de até três metros, e perdurar até os dias atuais. O reconhecimento do Parlamento fortalece esse matrimônio e oficializa um relacionamento que construiu sua identidade a partir do elo entre o amor pelo surfe e a manutenção da cultura histórica local.

Durante a etapa do mundial deste ano, que começou na sexta-feira (19/06), a expectativa é atrair cerca de 400 mil visitantes até o último dia, na próxima sexta (26/06). Para Janaína, a competição continuará mostrando as belas praias, estrutura e tudo que a cidade pode oferecer, além do potencial de transporte mais possibilidades para os anos seguintes. Isso porque a Saquarema renovou a etapa do Mundial de Surfe até 2028.

“Temos praias de qualidade, como a de Itaúna, que são reconhecidas por suas ondas. Além disso, hoje, Saquarema também ganha outras etapas, como o circuito de acesso ao surfe mundial”, completa Janaína.

Sabores de Malta

Para o viajante que quer comida rápida e saborosa, são muitas as opções que as ilhas oferecem, assim como longas refeições em restaurantes estrelados. Tudo capaz de satisfazer os paladares mais exigentes

Com uma abundância de produtos excepcionais produzidos localmente, um mar límpido repleto de peixes e crustáceos e receitas que remontam a séculos, resultado da presença de diferentes povos ao longo de sua história, a comida é a própria essência da cultura maltesa. A culinária de Malta é fortemente influenciada pela Itália, particularmente pela Sicília, sua vizinha mais próxima, mas com um toque árabe/norte-africano e ainda a influência da cozinha provençal com pratos tradicionais cozidos em vinho, uma característica que reflete a influência dos Cavaleiros de São João nas Ilhas Maltesas.

Visitar Malta proporciona uma experiência gastronômica única, seja uma refeição farta numa cantina ou provando uma extravagância culinária em um restaurante com estrela Michelin ou até mesmo um lanche rápido, na chamada “comida de rua”. Mas destaque especial deve ser dado à panificação.

O pão é, de fato, um dos mais importantes elementos da culinária local. Frequentemente considerado um sósia do tão valorizado pão de fermentação natural, o pão maltês (ou ħobż), como é conhecido, tem, na verdade, uma identidade própria e seu interior deliciosamente macio, envolto por uma crosta escura e crocante – é inigualável.

Gosta de pão fresco regado com azeite e sal? Então em Malta você está no lugar certo, com sua consagrada produção própria de azeites especiais e salinas milenares. Inclusive, durante o verão, é comum ver os habitantes locais abrindo um ħobż, espremendo tomates por cima e, em seguida, regando com azeite, pimenta-do-reino moída na hora e sal marinho.

Assado em um forno a lenha tradicional, o ħobż crocante pode aparecer em várias formas, talvez a mais comum seja como ftira achatada com interior úmido e macio envolto por uma crosta protetora e dura. A ftira (adicionada à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em 2020) é ideal para sanduíches e a base do famoso destaque de piquenique, o ħobż biż-żejt que é pão regado com azeite, um toque de vinagre e coberto com uma mistura irresistível de atum, tomates, azeitonas e hortelã fresca.

Ftira de Gozo

Embora apenas 19 quilômetros separem Malta e Gozo, ao desembarcar na outra ilha do arquipélago a ftira ganha um significado totalmente novo. Aberta e recheada por cima, à primeira vista, pode-se pensar que seja apenas uma pizza. Na primeira mordida já se percebe que é muito mais do que isso. Na verdade, a massa de pão de fermentação natural, única na região, confere a essas iguarias locais uma identidade própria. Assadas em forno a lenha, elas podem ser encontradas em padarias locais por toda a ilha. Gozo é famosa por suas renomadas padarias familiares tradicionais, nas quais se pode voltar no tempo e acompanhar cada etapa do processo tradicional de fabricação da ftira, desde a sova da massa e fermentação até a sua saída do forno, fumegantes, brilhantes e irresistíveis até para os paladares mais exigentes. O recheio tradicional costuma ser de atum, molho de tomate, tomates frescos, alcaparras, azeitonas, cebola roxa e manjericão. Ingredientes adicionais, como a tradicional ġbejna, o queijo de ovelha maltês, linguiça maltesa, bigilla (pasta de favas ou feijões esmagados, azeite, alho e especiarias picantes) e outros, são frequentes. E com custo muito conveniente, ao redor de 4,50 Euros cada.

Outro prato popular das Ilhas Maltesas, igualmente icônico, é o tradicional pastizzi, uma massa folhada como um pastelzinho, recheada tradicionalmente com ricota doce ou purê de ervilhas. Novos sabores têm surgido no mercado, como anchova, assim como pastizzi doces recheados com Nutella. Pastizzi se encontram por toda parte e com preços variando de 0,80 a 1,50 Euros cada.

Ainda em panificação, outra delícia popular em Malta são os Kannoli, por influência dos vizinhos sicilianos, uma massinha crocante recheada com ricota servida com creme ou calda de chocolate.

Produtos locais

O povo maltês tem muito orgulho, e com razão, de sua culinária local. Isso se deve à abundância de produtos cultivados, criados ou pescados nas Ilhas Maltesas. Destaque para tomates, pêssegos, laranjas sanguíneas, batatas etc. Malta tem vários dos melhores e mais frescos peixes da Europa, alguns dos quais só podem ser verdadeiramente apreciados nas ilhas, como o lampuki, servido grelhado, acompanhado de um molho de tomate maltês tradicional feito com alcaparras e azeitonas, ou com azeite, alho, pimenta malagueta e salsa, ou ainda, ligeiramente coberto com pão ralado e frito.

Nos últimos anos, um movimento internacional crescente, que também tem ganhado popularidade em Malta, é o conceito “da fazenda ao prato”, com todos os produtos utilizados no restaurante sendo adquiridos ou cultivados a pouca distância do estabelecimento. Esse movimento é muito popular, dá aos agricultores locais a oportunidade de apresentar sua produção e o restaurante funciona como uma vitrine perfeita para que produtos locais sejam experimentados, além de ser sustentável.

Seja para uma refeição rápida, um requintado menu degustação de 7 pratos ou algo intermediário, as Ilhas Maltesas têm opções para todos os gostos. Vale a pena conferir os restaurantes em Malta que receberam o prêmio Quality Assured Restaurant Award, supervisionado pela Autoridade de Turismo de Malta, que reconhece os altos padrões de qualidade em serviço, hospitalidade, comida e ambiente. Mais sobre comida maltesa e restaurantes de várias categorias, inclusive aqueles com estrelas Michelin estão disponíveis no site www.visitmalta.com

Roberto Burle Marx pelos amigos em exposição no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

Entre memórias, fotografias, documentos históricos e experiências imersivas, Roberto Burle Marx pelos amigos convida o público a descobrir a dimensão mais humana de um dos maiores criadores brasileiros. A exposição revela um artista movido pela amizade, pela música, pela diversidade cultural e pelo encontro entre arte e natureza, apresentando um olhar raro e afetivo sobre sua trajetória.

Muito além do paisagista que revolucionou a relação entre arte e natureza no Brasil, Roberto Burle Marx surge agora como anfitrião, colecionador, amigo, humanista e homem profundamente entrelaçado com a diversidade cultural que moldou sua trajetória. É essa dimensão menos conhecida de um dos maiores criadores brasileiros que ganha protagonismo em Roberto Burle Marx pelos amigos, exposição em cartaz no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, a partir do dia 1º de julho de 2026.
Com caráter imersivo, a mostra reúne cerca de 150 fotografias, documentos históricos, reproduções cenográficas, instalações interativas e ambientes sensoriais que conduzem o visitante por uma narrativa construída a partir das memórias de pessoas que conviveram com Burle Marx, especialmente em seus últimos anos de vida. A proposta desloca o olhar do artista monumental para revelar sua dimensão humana, doméstica e espiritual.

Idealizada pelo Memorial Judaico de Vassouras, a exposição percorre episódios pouco conhecidos da biografia de Burle Marx, como suas origens familiares, filho de um judeu alemão e de uma professora católica pernambucana de ascendência francesa, a passagem pela Alemanha durante a juventude e o impacto da ascensão do nazismo sobre sua família paterna. Fotografias inéditas e documentos históricos ajudam a compreender como essa herança multicultural reverberou em sua visão de mundo e em sua produção artística, especialmente em seus últimos anos de vida.

Sempre cercado por muitos amigos, Roberto Burle Marx cultivou relações que atravessaram sua trajetória pessoal e artística. Foi justamente a partir da convivência entre o multiartista e o geofísico Luiz Benyosef, cofundador e presidente do Memorial Judaico de Vassouras, que nasceu o projeto paisagístico concebido por Burle Marx em homenagem a dois imigrantes marroquinos de religião judaica, que foram impedidos de serem sepultados no antigo cemitério católico da cidade no século XIX, dando origem ao Memorial. A exposição apresenta esse episódio como uma das expressões mais sensíveis de seu compromisso com a memória histórica, a tolerância e o diálogo entre povos e culturas.

Ao longo do percurso, o público encontrará reproduções cenográficas da Sinagoga da Congregação Judaica do Brasil, último projeto realizado por Burle Marx pouco antes de sua morte, referências à Capela de Santo Antônio da Bica preservada no Sítio Roberto Burle Marx e ao projeto místico cabalistico Árvore da Vida, desenvolvido em parceria com sua grande amiga Sulamita Mareines. Judaísmo, catolicismo, religiosidade popular e sincretismo aparecem como elementos que atravessam sua filosofia de vida e ajudam a compreender uma produção artística guiada pela convivência entre diferenças.

Distribuída por duas galerias internas, corredor imersivo e pelo pátio do Centro Cultural Correios, a exposição amplia a experiência para além das salas expositivas. Inspirado nos jardins do Sítio Roberto Burle Marx (IPHAN), o espaço externo será ocupado por um percurso de contemplação formado por placas com frases do artista, evocando o convite permanente à reflexão que ele fazia por meio da natureza e da convivência.

Além dos jardins, a experiência expositiva mergulha na atmosfera do Sítio Roberto Burle Marx, espaço onde arte, natureza e hospitalidade se confundiam. Grandes reproduções fotográficas, objetos cenográficos, ambientes interativos e totens em escala humana aproximam o público de uma intimidade raramente apresentada ao grande público.

Entre corredores imersivos inspirados em sua visão de mundo, jardins cenográficos, documentos históricos e instalações sensoriais, a mostra revela um criador que transitava com igual liberdade entre paisagismo, pintura, desenho, botânica, cerâmica, cenografia, tapeçaria, joalheria e música, fazendo de sua obra uma síntese singular entre arte e vida.

Ao longo do período expositivo, a programação contará com visitas guiadas, exibições audiovisuais e encontros voltados à ampliação do debate sobre a obra e o legado de Roberto Burle Marx. Como ponto alto da programação, 4 de agosto, data de nascimento do artista, será celebrado com uma série de atividades especiais promovidas pela própria exposição. O público poderá assistir à exibição do documentário Eu, Roberto Burle Marx, seguida de conversa com a documentarista e pesquisadora Soraia Cals, codiretora do filme em parceria com a jornalista Tamara Leftel, participar de uma visita guiada com o historiador Joseph Benyosef e acompanhar um recital em homenagem ao artista com Ana Cecília Burle Marx, sobrinha de Roberto Burle Marx, e em sequência um recital com a pianista Miriam Grosman e a instrumentista Daniela Spielmann.

Mais do que celebrar um dos artistas fundamentais do século XX, Roberto Burle Marx pelos amigos propõe uma reflexão sobre memória, pertencimento e diversidade, mostrando que seu maior legado talvez não esteja apenas nos jardins que desenhou, mas na forma como compreendia a convivência entre pessoas, culturas e paisagens como uma verdadeira obra de arte.

III Encontro do Trade Turístico fortalece integração do setor e marca nova fase do turismo em Teresópolis

Evento reuniu especialistas, empresários e instituições do segmento, com entrega de certificações, assinatura de parceria histórica e debates sobre o futuro do turismo regional

O III Encontro do Trade Turístico de Teresópolis reuniu, na última terça-feira (17), representantes do setor público e privado, empresários, profissionais do turismo e instituições ligadas ao segmento em uma ampla programação voltada ao fortalecimento da atividade turística no município. Realizado no Hotel Boutique Urikana, o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e consolidou importantes avanços para o desenvolvimento do setor.

Representando o prefeito Leonardo Vasconcellos, o secretário municipal de Governo, André Muniz, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância estratégica do turismo para a economia local.
“Quando fortalecemos o turismo, fortalecemos também a geração de emprego, renda e oportunidades para a população. Teresópolis possui vocação natural para o setor e segue avançando por meio do diálogo, do planejamento e da união entre o poder público e a iniciativa privada”, ressaltou.

Considerada a terceira maior indústria do mundo, o turismo tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de diversos destinos. Em Teresópolis, a atividade se consolida cada vez mais como um dos principais motores da economia, impulsionada pelas belezas naturais, gastronomia, hotelaria, turismo rural, eventos e pelo trabalho integrado entre diferentes instituições e empreendedores.

Para a secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, o encontro reafirma o compromisso de Teresópolis com o fortalecimento contínuo do setor. “Reunir instituições, empresários, profissionais e gestores é fundamental para construirmos estratégias que impulsionem o turismo. Este encontro demonstra a força do nosso trade e a importância do trabalho integrado para ampliar oportunidades e promover o desenvolvimento da cidade. Agradeço também ao prefeito Leonardo Vasconcellos pelo apoio e pela valorização do turismo como uma atividade estratégica para Teresópolis”, ressaltou.

Um dos momentos de maior destaque do encontro foi a entrega das Placas de Turismo Rural pela TurisRio, reconhecimento concedido a empreendimentos que se destacam no segmento e contribuem para o fortalecimento da oferta turística do interior fluminense. A certificação representa um importante selo de valorização para os empreendedores rurais e reforça o potencial de Teresópolis como referência no turismo de natureza e experiências no campo.

Outro marco histórico para o município foi a assinatura do Termo de Intenção de Parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Teresópolis Convention & Visitors Bureau. A iniciativa, aguardada desde 2021 pelo setor turístico local, formaliza a aproximação entre as instituições e estabelece uma nova etapa de cooperação para a promoção do destino, captação de eventos e fortalecimento da atividade turística na cidade.

Ao longo do dia, especialistas, empresários e representantes de instituições ligadas ao turismo compartilharam experiências e debateram temas estratégicos para o desenvolvimento do setor: Marco Aurélio PaesVice-Presidente da TurisRio; Rogério Branco, CEO do Grupo Gênesis; Ingrid Bossi, presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e diretora de Marketing do Teresópolis Shopping; Rafael Leonardo, consultor do Sebrae Rio; Edson Almeida, presidente da IGR Serra Verde Imperial; José Domingos Bouzon, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ); Carina Teixeira, Gerente de Educação do SENAR Rio; e Nátalie Chagas Lourenço, coordenadora do Programa Vivências do Rio Rural, da TurisRio.

Além dos debates sobre investimentos, branding de destinos, turismo criativo, hotelaria, turismo rural e políticas públicas, o encontro promoveu momentos de networking, apresentações de empreendimentos locais por meio do Pitch do Trade Turístico e integração entre os diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.

O evento contou com o apoio da TurisRio, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Sebrae Rio, Senar Rio, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Serra Verde Imperial, Sindicato Rural de Teresópolis, Hotel Boutique Urikana, Teresópolis Shopping e Padaria Império.

O III Encontro do Trade Turístico reafirmou o papel de Teresópolis como um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo parcerias, promovendo conhecimento e criando novas oportunidades para o setor. Mais do que um espaço de debates e capacitação, o evento consolidou importantes avanços institucionais e reforçou o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável do turismo, atividade cada vez mais estratégica para a economia e para o futuro do município.

Sessão Solene na ALERJ comemora 50 anos da Assespro-RJ

Nesta quinta-feira (25), às 18h, no Auditório do Edifício Lúcio Costa, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), haverá uma Sessão Solene em homenagem aos 50 Anos da Federação Assespro-RJ, concedida pela deputada estadual Tia Ju. Estarão presentes à solenidade associados, ex-presidentes da associação, parlamentares e parceiros institucionais.

“Mais do que testemunha da evolução tecnológica brasileira, a Assespro-RJ consolidou-se como uma das principais vozes institucionais na defesa das empresas de tecnologia, contribuindo para o fortalecimento de um setor que hoje é estratégico para a competitividade, a produtividade e o desenvolvimento econômico do país”, observa Robert Janssen, presidente da Federação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ) e vice-presidente da Aliança Mundial de Inovação, Tecnologia e Serviços (WITSA).

A Assespro-RJ

Fundada em 23 de junho de 1976, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional Rio de Janeiro (Assespro-RJ) celebra meio século de atuação como a primeira entidade representativa do setor de tecnologia do país.

Ao longo dessas cinco décadas, a entidade acompanhou — e muitas vezes participou ativamente — das transformações que moldaram a indústria nacional de tecnologia, desde os primeiros computadores corporativos até a atual revolução impulsionada pela inteligência artificial.

Uma história que acompanha a evolução da tecnologia no Brasil

Quando a Assespro-RJ foi criada, a informática ainda era uma atividade restrita a grandes organizações e centros de pesquisa. O conceito de startups sequer existia e a internet comercial estava distante da realidade brasileira.

Desde então, a entidade acompanhou todas as grandes transformações tecnológicas do país:
* A expansão da informática empresarial;
* O surgimento da indústria nacional de software;
* A chegada da internet;
* A digitalização dos negócios;
* O crescimento do empreendedorismo tecnológico;
* A consolidação do ecossistema de startups;
* A transformação digital dos setores público e privado;
* O avanço da inteligência artificial e da economia baseada em dados.

Ao longo desse período, a Federação Assespro-RJ manteve seu papel como articuladora entre empresas, governo, academia e sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente mais favorável à inovação.

Defesa permanente do setor

Entre as contribuições históricas da entidade destacam-se a participação em debates relacionados à formulação de políticas públicas, marcos regulatórios, estímulos à inovação e iniciativas voltadas ao fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras de tecnologia.

A entidade também esteve presente em discussões relevantes para o setor, como:
* Defesa da desoneração da folha de pagamento para empresas intensivas em conhecimento;
* Incentivos à inovação tecnológica;
* Fortalecimento das pequenas e médias empresas de tecnologia;
* Ampliação da participação da tecnologia nas estratégias de desenvolvimento econômico;
* Formação e qualificação de talentos para o mercado digital;
* Modernização do ambiente regulatório para empresas inovadoras.

Protagonismo no ecossistema prorrogação

No Rio de Janeiro, a atuação da Federação Assespro-RJ contribuiu para a consolidação de importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor tecnológico.

Ao longo de sua trajetória, a entidade participou da articulação de projetos, programas, eventos e ações que ajudaram a posicionar o estado como um dos principais polos de tecnologia e inovação do país.

A entidade também desempenhou papel relevante na aproximação entre empresas, universidades, centros de pesquisa e órgãos públicos, fortalecendo um ambiente de colaboração essencial para o crescimento do setor.

O desafio dos próximos 50 anos

Se a trajetória da Federação Assespro-RJ se confunde com a história da informática e da transformação digital brasileira, seu futuro está diretamente ligado às novas revoluções tecnológicas que já estão em curso.

Inteligência artificial, computação quântica, cibersegurança, cidades inteligentes, automação avançada e economia digital estão entre os temas que moldarão as próximas décadas.

Ao completar 50 anos, a entidade renova seu compromisso com a defesa das empresas de tecnologia, da inovação nacional e da construção de um ambiente cada vez mais competitivo para o empreendedorismo brasileiro.

Uma oportunidade para discutir o futuro do Brasil

Mais do que celebrar uma data histórica, os 50 anos da Federação Assespro-RJ representam uma oportunidade para refletir sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento do país.

Em um cenário global marcado por profundas transformações econômicas e sociais, a trajetória da entidade oferece uma perspectiva única sobre os desafios, conquistas e oportunidades que moldaram — e continuarão moldando — a economia digital brasileira.

Niterói se associa à principal rede mundial de apoio à ciclomobilidade e apresenta candidatura para sediar o Velo-city 2029

Prefeito Rodrigo Neves também anunciou expansão do NitBike na Região Oceânica

Niterói deu mais um passo em sua estratégia de fortalecimento da mobilidade ativa e de projeção internacional como referência ao uso de bicicletas como forma de transporte. Durante o Velo-city 2026, um dos mais importantes congressos mundiais sobre mobilidade por bicicleta, que reúne representantes de mais de 60 países, realizado em Rimini, na Itália, a Prefeitura formalizou a adesão da cidade à rede Cities and Regions for Cyclists, coordenada pela European Cyclists’ Federation (ECF), principal organização global dedicada à promoção da ciclomobilidade.

Reconhecida pelo Copenhagenize Index, da Dinamarca, como a cidade mais amigável à bicicleta da América Latina, Niterói passa a integrar uma rede internacional que reúne governos locais comprometidos com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e eficiente. Durante o encontro, o prefeito Rodrigo Neves apresentou oficialmente o interesse de Niterói em sediar futura edição do Velo-city, propondo que a cidade receba o evento em 2029. A candidatura reforça o protagonismo conquistado pelo município nos últimos anos no cenário internacional da mobilidade urbana sustentável.

“Estamos no principal evento sobre bicicleta e ciclomobilidade do mundo, formalizando a adesão de Niterói a essa importante rede internacional. Queremos aprender, compartilhar experiências e fortalecer ainda mais as políticas públicas que vêm transformando a nossa cidade. Quem sabe, em breve, possamos receber o Velo-city em Niterói”, afirmou Rodrigo Neves.

A adesão foi formalizada em encontro com o presidente da European Cyclists’ Federation, Henk Swarttouw, e com a CEO da entidade, Laurianne Krid.

“Estamos muito felizes em receber Niterói. Esperamos contar com a participação da cidade em nossas reuniões, conferências e webinários, para que possamos compartilhar experiências e trabalhar juntos na construção das melhores cidades para o uso da bicicleta em todo o mundo”, destacou Henk Swarttouw.

Além da participação institucional no evento, a Prefeitura apresentou o NitBike, sistema de bicicletas compartilhadas da cidade, que será ampliado para a Região Oceânica. Durante a programação, foi anunciada a implantação de uma nova estação na região, com início de operação previsto para o dia 11 de julho.

O coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, destacou a importância da expansão do sistema.

“O NitBike já se consolidou como uma alternativa eficiente e sustentável de deslocamento para milhares de pessoas. A chegada à Região Oceânica representa mais um passo na ampliação da rede e no fortalecimento da cultura da bicicleta em Niterói”, afirmou.

Niterói iniciou sua política estruturada de mobilidade ativa em 2013 através do programa Niterói de Bicicleta e hoje conta com 100 quilômetros de infraestrutura cicloviária, além de iniciativas como o Bicicletário Arariboia, milhares de paraciclos e ações educativas sobre o uso da bicicleta. Acompanharam o Prefeito Rodrigo Neves na visita a Velo-city, o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões e o Secretário Executivo Felipe Peixoto.